Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

LaLiga, responsável pelo Campeonato Espanhol, faz parceria para combater pirataria no Brasil


Por Agência Estado Publicado 25/02/2025 às 17h30
Ouvir: 00:00

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) e a Liga de Futebol Profissional da Espanha (LaLiga), organizadora do Campeonato Espanhol, firmaram uma parceria para combater a pirataria audiovisual no Brasil, um país estratégico para a entidade devido ao grande interesse pelo futebol espanhol.

As contribuições de LaLiga serão direcionadas para bloquear conteúdos ilegais, desativando domínios piratas que transmitem as partidas e apoiar o governo brasileiro na desarticulação de plataformas de pirataria digital, além de oferecer colaboração tecnológica por meio de implementação de ferramentas avançadas que identificam e eliminam transmissões ilegais.

O Núcleo Antifraude da ABTA e LaLiga trabalharão juntamente a órgãos como Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a fim de fortalecer o ecossistema de combate à fraude audiovisual no país. “O apoio de uma organização de alcance mundial como LaLiga é uma importante contribuição à nossa missão de manter um ecossistema audiovisual seguro e sustentável”, afirmou Oscar Simões, presidente da ABTA.

“O combate à fraude audiovisual está no DNA de LaLiga. Desenvolvemos há anos soluções inovadoras para a proteção de nossos conteúdos e colaboramos com organismos internacionais para erradicar esse tipo de fraude”, explicou Guillermo Rodríguez, Diretor de Operações Antifraude Digital e Audiovisual de LaLiga.

A ação da associação espanhola está ligada ao crescimento do acesso ilegal a conteúdos esportivos no Brasil. Segundo um estudo da Ampere, de 2023, 67% dos consumidores brasileiros admitiram ter utilizado plataformas ilícitas pelo menos uma vez por mês para assistir a partidas esportivas ao vivo. Além de gerar perdas milionárias para os detentores de direitos de transmissão, a pirataria audiovisual foi responsável por um prejuízo estimado de quase R$ 52 bilhões à economia do país nos últimos cinco anos.

“O Brasil é uma prioridade nessa luta. LaLiga continua apostando em uma estratégia global que combina inovação tecnológica, parcerias estratégicas e pressão regulatória para garantir a proteção de seu produto audiovisual em todos os mercados onde atua”, comentou Guillermo Rodríguez.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Livro resgata bastidores e conquistas do São Paulo na temporada de 2005


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…

Esportes

Flamengo e Lanús conhecem datas e horários de duelos pela Recopa 2026; veja detalhes


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…

Esportes

Após vice, Verstappen escolhe número 3 para 2026: ‘Meu favorito’


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…