Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Libertadores: Argentina tem mais clubes nas quartas do que o Brasil pela 1ª vez desde 2018


Por Agência Estado Publicado 22/08/2025 às 11h30
Ouvir: 00:00

Pela primeira vez desde 2018, a Argentina conta com mais representantes nas quartas de final da Copa Libertadores do que o Brasil. Nesta temporada, o País terá três equipes nesta fase (Flamengo, Palmeiras e São Paulo) contra quatro argentinos (Vélez Sarsfield, Estudiantes, River Plate e Racing). Além deles, a LDU, do Equador, também integra a próxima fase de mata-mata da competição.

Em 2018, River Plate, Boca Juniors, Independiente e Atlético Tucumán disputaram as quartas de final. Do lado brasileiro, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras representaram o Brasil. Naquela temporada, o Colo-Colo, do Chile, foi a equipe “intrusa” na rivalidade sul-americana. Desta vez, é a LDU, algoz do Botafogo nas oitavas de final. A final de 2018 contou com dois argentinos – Boca Juniors e River Plate.

Desde então, o Brasil dominou a competição. Na última temporada, por exemplo, chegou a ter cinco equipes nas quartas de final, enquanto o River Plate foi o único argentino classificado. Em compensação, Colo-Colo e Peñarol (Uruguai) também estiveram presentes nas quartas de final. Os uruguaios, inclusive, eliminaram o Flamengo, vencendo no Maracanã.

Com o chaveamento deste ano, é possível que o cenário de 2018 se repita. Naquela ocasião, as semifinais contaram com dois duelos entre Brasil e Argentina (Palmeiras x Boca Juniors e Grêmio x River Plate). Vélez e Racing se enfrentam nas quartas. Então, virtualmente, já há um argentino na semifinal.

Para repetir a rivalidade Brasil e Argentina na semifinal, o River Plate precisaria eliminar o Palmeiras, e Flamengo e São Paulo avançarem em seus confrontos. O mesmo cenário também se deu na Libertadores de 2020, mas naquela vez foram os brasileiros que levaram a melhor: Santos e Palmeiras decidiram a competição depois de passar por Boca Juniors e River Plate, respectivamente.

A maioria argentina pode ser um fator para encerrar a seca de títulos do país na principal competição de clubes da América do Sul. Desde 2018, com o River Plate, a Argentina não volta com o troféu para casa. Na ocasião, a final com o Boca Juniors precisou ser decidida no Santiago Bernabéu, em Madri, após confusão entre torcedores nas ruas de Buenos Aires.

Confira os duelos de quartas de final da Libertadores desde 2018:

2018
Argentina: 4 (Atlético Tucumán, Boca Juniors, Independiente e River Plate)
Brasil: 3 (Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras)
Chile: 1 (Colo-Colo)

2019
Brasil: 4 (Grêmio, Flamengo, Internacional e Palmeiras)
Argentina: 2 (Boca Juniors e River Plate)
Equador: 1 (LDU)
Paraguai: 1 (Cerro Porteño)

2020
Brasil: 3 (Grêmio, Palmeiras e Santos)
Argentina: 3 (Boca Juniors, Racing e River Plate)
Paraguai: 1 (Libertad)
Uruguai: 1 (Nacional)

2021
Brasil: 5 (Atlético-MG , Flamengo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo)
Argentina: 1 (River Plate)
Equador: 1 (Barcelona de Guayaquil)
Paraguai: 1 (Olimpia)

2022
Brasil: 5 (Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Palmeiras)
Argentina: 3 (Estudiantes, Talleres e Vélez Sarsfield)

2023
Brasil: 3 (Fluminense, Internacional e Palmeiras)
Argentina: 2 (Boca Juniors e Racing)
Bolívia: 1 (Bolívar)
Colômbia: 1 (Deportivo Pereira)
Paraguai: 1 (Olimpia)

2024
Brasil: 5 (Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense e São Paulo)
Argentina: 1 (River Plate)
Chile: 1 (Colo-Colo)
Uruguai: 1 (Peñarol)

2025
Argentina: 4 (Estudiantes, Racing, River Plate e Vélez Sarsfield)
Brasil: 3 (Flamengo, Palmeiras e São Paulo)
Equador: 1 (LDU)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

PSG é condenado a pagar R$ 390 milhões a Mbappé por salários atrasados


Um tribunal trabalhista de Paris decidiu, nesta terça-feira, que o Paris Saint-Germain deve pagar a Kylian Mbappé mais de 60…


Um tribunal trabalhista de Paris decidiu, nesta terça-feira, que o Paris Saint-Germain deve pagar a Kylian Mbappé mais de 60…

Esportes

Carlomagno diz que proibiu cessão de camarote do São Paulo e nega ter recebido dinheiro


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…

Esportes

‘Flamengo é maior que o Real Madrid’, diz Saúl ao citar títulos, torcida e adaptação ao Brasil


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…