Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Líderes árabes destacam legado de paz e diálogo do papa Francisco


Por Agência Estado Publicado 21/04/2025 às 07h50
Ouvir: 00:00

Diversos líderes do mundo árabe recorreram à rede social X para se manifestar sobre o legado do papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos. O presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, expressou seu pesar: “O Papa Francisco foi uma voz de paz, amor e compaixão.” As declarações foram divulgadas na plataforma X e no portal Arab News.

O xeque Mohamed bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos, destacou o empenho do pontífice em promover valores de convivência e respeito mútuo. “Estendo minhas mais profundas condolências aos católicos de todo o mundo pelo falecimento do Papa Francisco, que dedicou sua vida a promover os princípios da convivência pacífica e da compreensão mútua. Que ele descanse em paz”, afirmou, também pela rede X.

O primeiro-ministro dos Emirados, xeque Mohammed bin Rashid Al-Maktoum, ressaltou a liderança e o impacto humano do papa, reconhecendo seu papel conciliador. Em nota publicada na plataforma, declarou: “Seu legado de humildade e unidade inter-religiosa continuará a inspirar muitas comunidades ao redor do mundo.”

Pelo mesmo canal, o rei Abdullah II da Jordânia também se pronunciou: “Minhas mais profundas condolências aos nossos irmãos e irmãs cristãos ao redor do mundo. O Papa Francisco foi admirado por todos como o Papa do Povo. Ele uniu pessoas, liderando com gentileza, humildade e compaixão. Seu legado viverá em seus bons feitos e ensinamentos.”

No Líbano, o presidente cristão Joseph Aoun lamentou publicamente a partida de Francisco, a quem descreveu como “amigo querido e forte apoiador” de seu país, marcado por uma convivência inter-religiosa complexa. “Nunca esqueceremos seus repetidos apelos para proteger o Líbano e preservar sua identidade e diversidade”, disse Aoun.

Em nota divulgada pela conta oficial da presidência na rede X, classificou a morte do pontífice como “uma perda para toda a humanidade, pois ele foi uma poderosa voz por justiça e paz”, e defensor do “diálogo entre religiões e culturas”.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, também prestou homenagem ao papa, conforme noticiado pela agência oficial Wafa. Chamou-o de “amigo fiel do povo palestino” e afirmou: “Hoje, perdemos um amigo fiel do povo palestino e de seus direitos legítimos”. Abbas lembrou ainda que o papa Francisco “reconheceu o Estado Palestino e autorizou o hasteamento da bandeira palestina no Vaticano”.

O Irã, por sua vez, também divulgou condolências oficiais.

Já o presidente de Israel, Isaac Herzog, exaltou as qualidades humanas e espirituais do pontífice: “Um homem de fé profunda e compaixão sem limites.”

Papa Francisco foi o primeiro pontífice da história a celebrar uma missa em solo do Oriente Médio – nos Emirados Árabes Unidos, em 2019 – e se destacou por estabelecer uma nova dinâmica nas relações com o mundo islâmico, incluindo visitas emblemáticas à Península Arábica e ao Iraque.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SP registra nos primeiros 11 meses de 2025 o maior número de mortes de pedestres desde 2015


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…

Geral

Alesp aprova projeto que autoriza sepultamento de cães e gatos junto aos donos


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…

Geral

Anvisa proíbe comercialização de quatro marcas de suplementos; veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…