13 de maio de 2025

Lula colossal que pode chegar a pesar 500 quilos é vista em habitat natural pela 1ª vez


Por Agência Estado Publicado 17/04/2025 às 14h28
Ouvir: 02:06

Pesquisadores marinhos do Instituto Schmidt Ocean, fundado pelo ex-chefe da Google, Eric Schmidt, encontram pela primeira vez em habitat natural uma lula colossal, cientificamente nomeada como Mesonychoteuthis hamiltoni.

Especialistas acreditam que o animal pode atingir entre seis e sete metros de comprimento, considerando seus tentáculos, e pesar mais de 500 quilos, o que o tornaria o invertebrado mais pesado já conhecido.

A lula gigante foi vista e filmada no Oceano Atlântico, a cerca de 600 metros das Ilhas Sandwich do Sul, que ficam na mesma latitude de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, durante uma expedição que busca encontrar e classificar novos animais marinhos.

De acordo com o Instituto Schmidt Ocean, a espécie foi formalmente descrita e nomeada há 100 anos, em 1925, com base em dois espécimes parciais encontrados no estômago de um cachalote (um cetáceo dentado, similar a baleias), perto das Ilhas Shetland do Sul, que ficam na ponta superior da Antártica, na região longitudinal do Ushuaia.

“No entanto, ninguém jamais capturou imagens de uma lula colossal viva – até agora”, disse o instituto em postagem no Instagram. “Dr. Kat Bolstad, professor associado e líder do laboratório da Universidade de Tecnologia de Auckland, Nova Zelândia, trabalhou com o especialista em lulas de vidro Dr. Aaron Evans para ajudar a confirmar esta observação.”

Peixes, aves e mamíferos marinhos atacam lulas colossais juvenis. Mas, em tamanho adulto, os únicos predadores conhecidos capazes de capturar o animal seriam cachalotes e tubarões dormentes – embora restos de lulas colossais adultas também terem sido encontrados em estômagos de marlongas (tipo de peixe), provavelmente sobras eliminadas por predadores maiores.

Confira o vídeo aqui

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apontado como chefe do tráfico do Complexo da Maré é morto durante operação no Rio


Apontado como principal liderança do Terceiro Comando Puro (TCP), Thiago da Silva Folly, conhecido como “TH da Maré”, foi morto…


Apontado como principal liderança do Terceiro Comando Puro (TCP), Thiago da Silva Folly, conhecido como “TH da Maré”, foi morto…