Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Polícia de Maringá indicia 8 pessoas por envolvimento no golpe do consórcio


Por Fábio Guillen Publicado 23/06/2020 às 17h48 Atualizado 24/02/2023 às 09h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Além dos oito indiciados, a Polícia Civil investiga outras duas pessoas por envolvimento no crime – Foto: Fábio Guillen

A Polícia Civil de Maringá indiciou 8 pessoas por envolvimento no golpe do consórcio, que movimentou mais de R$ 1 milhão em supostas cartas de consórcio contempladas vendidas e não entregues às vítimas. Além dos 8 já indiciados, a Polícia Civil investiga mais duas pessoas que estariam envolvidas no esquema. 

O inquérito, conduzido pelo delegado de Estelionato de Maringá,  Fernando Garbelini, foi enviado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), conforme informações do delegado nesta terça-feira, 23. 

A Polícia Civil já ouviu 72 vítimas do golpe. Ainda segundo o delegado, as 10 pessoas indiciadas sabiam do esquema criminoso que teria lesionado dezenas de famílias na cidade.  

“Até o momento existem 10 investigados sendo que 8 já foram ouvidos. Então foram indiciados proprietários, a gerente, os atendentes e o advogado. Nosso conhecimento é de que todos tinham conhecimento da ilicitude da atividade e colaboraram para a fraude cada um da sua forma. O inquérito foi enviado ao Ministério Público mas enquanto estiver vindo vítimas a gente vai continuar ouvindo. Indiciei 8”, explicou o delegado. 

De acordo com a investigação, os acusados vendiam direitos a cartas de consórcio contempladas, mas para ter acesso ao bem e à cota o cliente tinha que dar entrada, dependendo do valor do bem, seja um carro ou casa. 

Alguns clientes chegaram a dar R$ 150 mil de entrada em cartas contempladas que eram vendidas no mesmo valor de mercado. Toda a equipe trabalhava uniformizada e era bem organizada, segundo a investigação. Justamente por conta disso muitas pessoas acreditaram que estavam fazendo um bom negócio. 

No início deste mês, dezenas de famílias começaram a procurar a Polícia Civil para registrar queixas contra o grupo. Um dos sócios da empresa foi preso no dia 9 deste mês. Ele se negou a passar informações para o delegado e disse que só responderia em juízo.

Vítimas fazem protesto em frente a delegacia 

Várias vítimas do golpe fizeram um protesto na última semana pedindo a prisão dos envolvidos no esquema. Eles foram para a frente da Delegacia de Maringá para demonstrar a indignação com os acusados e pedir ajuda da polícia, que segue investigando o caso. 

O que dizem os acusados

A empresa acusada de praticar os supostos golpes ainda não se posicionou. A empresa continua atendendo e fazendo negociações em Maringá. Na tarde desta terça-feira, 23, nossa equipe entrou em contato outra vez com a empresa e a informação é de que o responsável ou o advogado irá retornar as ligações. 

A atendente disse ainda que estão negociando consórcios normalmente. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Casal de idosos morre arrastado por enxurrada no interior do Paraná


Um casal de idosos morreu nesta sexta-feira, 3, arrastado pela enxurrada durante forte chuva na cidade de Bela Vista da…


Um casal de idosos morreu nesta sexta-feira, 3, arrastado pela enxurrada durante forte chuva na cidade de Bela Vista da…

Geral

‘Resgate urgente’: moradores de cidades gaúchas pedem ajuda pelas redes sociais


Relatos nas redes sociais mostram moradores pedindo ajuda para resgatar parentes ilhados nas cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande…


Relatos nas redes sociais mostram moradores pedindo ajuda para resgatar parentes ilhados nas cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande…

Geral

JBS anuncia antecipação do 13º salário para funcionários do RS


A JBS anunciou, neste sábado, 4, que devido às consequências das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, decidiu antecipar…


A JBS anunciou, neste sábado, 4, que devido às consequências das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, decidiu antecipar…