Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Ministério da Agricultura lança projeto Rota da Banana em Mato Grosso


Por Agência Estado Publicado 13/06/2025 às 18h29
Ouvir: 00:00

O Ministério da Agricultura lançou nesta sexta-feira o projeto “Rota da Banana: Sustentabilidade na Bananicultura” em Mato Grosso. Com investimento de R$ 1,3 milhão, o projeto prevê ações em 24 municípios mato-grossenses integrantes da rota. O objetivo é que as ações sejam voltadas ao escoamento, comercialização e gestão da bananicultura. Em nota, o ministério afirmou que o projeto vai beneficiar mais de 600 mil agricultores.

No lançamento do projeto, em Cáceres (MT), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a Rota da Banana vai integrar o produtor à agroindústria e “quem vende a quem compra”. “O projeto vai possibilitar vender a banana em todos supermercados do Estado e depois a comercializar em outros Estados com centro de abastecimento e logística”, afirmou Fávaro. “Estamos ligando quem produz a quem consome, trabalhando em toda a cadeia produtiva, enfrentando as dificuldades logísticas e ajudando a superar os desafios para alavancar a produção”, acrescentou.

O Estado cultiva sobretudo a banana-da-terra. Segundo o ministro, atualmente um hectare de banana pode gerar renda bruta de aproximadamente R$ 120 mil por ano, o que pode ser “multiplicado” pelo projeto. O projeto será executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios.

Pesquisa agropecuária – O ministro também afirmou que espera a finalização da primeira etapa da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Baixada Cuiabana da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) até o fim do ano. “As obras estão adiantadas. Queremos inaugurar ainda no fim do ano a primeira etapa da Embrapa Baixada Cuiabana para estimular a produção de frutas nas pequenas propriedades”, antecipou Favaro.

A Umipi da Baixada Cuiabana será localizada em Nossa Senhora do Livramento (MT), área que era ocupada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e estará vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop (MT). De acordo com o Ministério da Agricultura, a nova unidade terá foco no desenvolvimento e pesquisa da fruticultura, horticultura, piscicultura, olericultura, mandiocultura e em tecnologias voltadas à agricultura familiar. O centro atenderá produtores da região, composta por 11 municípios, e também desenvolverá pesquisas voltadas aos sistemas agroflorestais (SAFs), à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e à agregação de valor da produção, como certificações e selos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad: Apresentamos à Câmara cálculos para que peça orçamentária tenha consistência


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 16, ter apresentado a parlamentares cálculos da pasta para votação do…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 16, ter apresentado a parlamentares cálculos da pasta para votação do…

Economia

Câmara confirma retirada do limite do imposto seletivo para bebidas açucaradas


Por 242 votos a 221, a Câmara dos Deputados confirmou nesta terça-feira, 16, a retirada do teto de 2% para…


Por 242 votos a 221, a Câmara dos Deputados confirmou nesta terça-feira, 16, a retirada do teto de 2% para…

Economia

Câmara aprova redação final de projeto que regulamenta reforma tributária


A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira, 16, a votação do projeto de lei da regulamentação da reforma tributária, analisando…


A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira, 16, a votação do projeto de lei da regulamentação da reforma tributária, analisando…