Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Mobilidade é cidadania e democracia


Por Gilson Aguiar Publicado 26/04/2019 às 11h51 Atualizado 21/02/2023 às 07h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ontem participei de um evento, “Mobilidade Sustentável em Debate”, que discutiu a mobilidade urbana em Maringá. A cidade tem avançado em alguns aspectos. O número de ciclovias cresceu. Temos, proporcionalmente, segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá (Semobi), Gilberto Purpur, números melhores que cidades como Londrina e Porto Alegre. Mas tem que ser feito mais.

Um vídeo, “Vou de Bike”, foi passado na abertura do evento. Uma produção muito bem-feita do uso da bicicleta por perfis variados de pessoas. A forma como organizam sua vida e os dilemas que passam na mobilidade. Vale a pena ver e repensar nossa forma de deslocamento em uma cidade que pode ter saídas inteligentes e sustentáveis para a mobilidade.

Falaram representantes do poder público, ativistas, especialistas em tecnologia e mobilidade. Um debate levantou aspectos diferentes de entender a mobilidade. O deputado estadual Goura Nataraj defende uma democratização da cidade. A integração de cidades conurbadas e periferias com uma mobilidade eficiente que permita a todos o acesso a serviços e lazer.

O secretário de Mobilidade Urbana, Purpur, fez uma das afirmações mais interessantes do evento. Falou sobre a ausência de uma instituição que represente os passageiros do transporte coletivo em eventos como estes, que discutem mobilidade. Destacou a importância de a população ocupar os espaços para intervir no destino dos recursos públicos.

Fui mediador do evento, de um debate sobre mobilidade. O tema sempre me interessou muito e acredito que estamos diante de uma necessidade de rever a forma como vivemos e convivemos no espaço urbano. A qualidade de vida depende de agirmos na defesa de nosso interesse e fazer uma escolha de vida saudável. Porém, isto tem que ser acessível a todos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…