Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Morre Francisco Cuoco, um dos grandes atores da TV brasileira, aos 91 anos


Por Agência Estado Publicado 19/06/2025 às 18h10
Ouvir: 00:00

Morreu nesta quinta-feira, 19, aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco, um dos grandes atores da história da televisão brasileira. Ele estava internado havia cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

Recentemente, Cuoco enfrentava problemas de saúde, como ansiedade e excesso de peso, chegando a pesar cerca de 130kg.

Renomado ator , cuja carreira se estendeu por várias décadas, marcou a história da televisão, teatro e cinema no Brasil.

Nascido em 29 de novembro de 1933, em São Paulo, Cuoco iniciou sua trajetória artística no teatro, ainda na década de 1950, destacando-se por sua presença de palco e versatilidade. Filho do feirante italiano Leopoldo Cuoco, Francisco cresceu no bairro paulistano do Brás.

Seu primeiro protagonista no teatro foi com o personagem Werneck, de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, em 1961, com direção de Fernando Torres.

Sua transição para a televisão aconteceu no início dos anos 60, quando a TV ainda dava seus primeiros passos no Brasil, tornando-se um dos pioneiros e mais influentes atores da sua geração.

Ao longo de sua carreira na televisão, Francisco Cuoco participou de inúmeras novelas, séries e especiais, tornando-se um rosto familiar e querido pelo público brasileiro. Entre seus trabalhos mais notáveis estão suas atuações em produções como O Rei do Gado, Selva de Pedra, O Astro e Sassaricando.

No século atual, se destacou em novelas como Da Cor do Pecado, América e Cobras & Lagartos.

Além de sua contribuição para a televisão, Francisco Cuoco também deixou sua marca no cinema, em filmes como Cafundó, Gêmeas, Traição.

Apesar de ter começando a carreira nos palcos, o trabalho na TV o deixou longe do gênero por longos anos, até voltar ao teatro em Três Homens Baixos, de 2004.

Longe da TV nos últimos anos de vida, sua última participação foi na novela Salve-se Quem Puder, de 2020.

Na vida pessoal, primeiramente ele foi casado com a atriz Carminha Brandão, nos anos 1960. Depois, casou e teve três filhos com Gina Rodrigues, se separando em 1984. Em 2013, assumiu relação com Thaís Almeida, 54 anos mais jovem do que ele. O romance chegou ao fim em 2017.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Gilberto Gil será tema de musical dirigido por Miguel Falabella em 2026; saiba detalhes


Gilberto Gil será tema de um musical em 2026. A partir de 22 de agosto de 2026, o Teatro Santander,…


Gilberto Gil será tema de um musical em 2026. A partir de 22 de agosto de 2026, o Teatro Santander,…

GMC+

Rob Reiner e esposa morreram devido a ‘múltiplos ferimentos por objeto cortante’, aponta laudo


Rob Reiner e sua mulher Michele Singer Reiner morreram devido a “múltiplos ferimentos por objeto cortante”, de acordo com um…


Rob Reiner e sua mulher Michele Singer Reiner morreram devido a “múltiplos ferimentos por objeto cortante”, de acordo com um…

GMC+

Diretor fala pela primeira vez sobre filme de Bolsonaro: ‘Sabia que era figura controversa’


O cineasta Cyrus Nowrasteh, diretor do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro, falou pela primeira vez sobre o projeto com…


O cineasta Cyrus Nowrasteh, diretor do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro, falou pela primeira vez sobre o projeto com…