11 de julho de 2025

Nova espécie de jiboia é descoberta na Mata Atlântica


Por Redação GMC Online Publicado 18/05/2024 às 08h25
Ouvir: 02:32

A descoberta de uma nova espécie de jiboia na Mata Atlântica brasileira foi divulgada recentemente pelo periódico científico PLOS ONE. A pesquisa é resultado das teses de doutorado de Rodrigo Castellari Gonzalez, pesquisador e curador das coleções de Herpetologia do Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNCE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Pacoti, e da pesquisadora do Instituto Butantan, Lorena Corina Bezerra.

image-58-30
Nova espécie de jiboia é descoberta na Mata Atlântica. Foto: UECE

Rodrigo Castellari Gonzalez esclareceu que, apesar de a nova espécie de jiboia, nomeada Boa atlantica, ser conhecida pela comunidade científica e pela população desde o século

XVII, ela era previamente identificada como a jiboia comum (Boa constrictor). A pesquisa revelou que a Boa atlantica possui características morfológicas e genéticas distintas, além de ser endêmica da Mata Atlântica, com ocorrência registrada entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Durante seu doutorado, Rodrigo visitou mais de 50 museus em quatro países e analisou mais de mil espécimes de jiboias, observando um padrão de coloração único e uma distribuição geográfica específica nas jiboias da Mata Atlântica, o que levantou a suspeita da existência de novas espécies.

Paralelamente, Lorena Bezerra, do Instituto Butantan, investigou o aspecto genético dessas serpentes em seu próprio doutorado, confirmando as descobertas morfológicas de Rodrigo.

A espécie foi nomeada Boa atlantica em homenagem ao seu habitat, a Mata Atlântica, uma região rica em biodiversidade, mas que enfrenta sérios desafios de degradação ambiental, colocando em risco a sobrevivência dessa nova espécie de jiboia.

O trabalho foi orientado por Paulo Passos, professor associado e curador das coleções de répteis do Museu Nacional, e pela pesquisadora do Instituto Butantan, Maria José J. Silva.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Via Láctea pode estar rodeada de ‘galáxias fantasmas’, aponta estudo


Uma nova pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, divulgada pela Royal Astronomical Society (Sociedade Astronômica Real), mostra que…


Uma nova pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, divulgada pela Royal Astronomical Society (Sociedade Astronômica Real), mostra que…