
A Secretária de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) registrou em 2022 um aumento de 21% nos acidentes de trânsito com morte, na cidade, em comparação com o ano passado. Em 2021, foram 33 óbitos. Esse número subiu para 40, este ano. Além disso, os motociclistas continuam sendo a maioria das vítimas.
“Cada um desses números é uma vida. É uma família que está sofrendo. E nós lamentamos muito, por cada uma dessas vidas. Seguimos trabalhando incansavelmente, dia a dia, para diminuir essa triste estatística”, disse Rafael Martins, gerente de educação no trânsito da Semob.
Das 40 mortes ocorridas esse ano em Maringá, 29, o equivalente a 72,5% do total, foram de motociclistas. “A grande maioria dos acidentes em Maringá ocorre por falta de respeito as leis de trânsito. Invadir a preferencial e passar o sinal vermelho são os principais causas de acidentes na cidade”, revelou Martins.
O balanço da Semob ainda mostra que várias ações de conscientização e fiscalização foram realizadas ao longo de 2022, tendo os motociclistas como público-alvo.
“O que pedimos a todos é que mude o comportamento. O importante é você voltar bem para sua família. Não deixe seus filhos órfãos, ou seus maridos e esposas viúvas. Sua família vai sofrer se você se for. Temos que ter mais consciência e conte conosco da Semob para mudar essa realidade em Maringá”, finalizou o gerente de educação de trânsito.