Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Número de pessoas atingidas pelas chuvas no Paraná sobe para 8,2 mil; veja como ajudar


Por Redação GMC Online Publicado 13/10/2022 às 22h48 Atualizado 20/10/2022 às 21h12
Ouvir: 00:00
Foto: Defesa Civil.

Uma nova atualização da Defesa Civil Estadual sobre as chuvas no Oeste e Sudoeste, da tarde desta quinta-feira,13, aponta novos municípios com atendimento especial por parte das forças de segurança e prefeituras, chegando a 31, e aumento no número de pessoas diretamente impactadas, para 8.283 paranaenses. Há ainda 1.222 desalojados e 293 casas danificadas. Os novos municípios são Sulina, São João, Nova Prata do Iguaçu e Capanema.

A cidade com maior número de pessoas desalojadas é Dois Vizinhos (1.000), seguida de Verê (60), Bom Sucesso do Sul (40), Salto do Lontra (30) e Renascença (26). A cidade com mais casas danificadas é Pato Branco (65), seguida de Coronel Vivida (60) e São Miguel do Iguaçu (60).

A Defesa Civil também confirmou a primeira morte envolvendo as chuvas de segunda e terça-feira. O Corpo de Bombeiros de Pato Branco encontrou o corpo de uma das duas crianças desaparecidas na cidade, de sete anos. Ela estava próxima ao incidente, onde o carro ficou preso em uma enxurrada, na área rural do município. As buscas continuam para encontrar a outra criança, de menos de um ano de idade.

Também foram encontrados três indígenas mortos, duas mulheres de 45 e 15 anos e um homem de 35 anos, no Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado. Eles teriam sido levados por uma enxurrada. As causas, no entanto, ainda estão sendo investigadas, e não é possível afirmar com 100% de certeza que tenham relação direta com as chuvas.

Campanha de doação começa nesta sexta-feira

O Governo do Estado enviou nesta semana ajuda humanitária (colchões e kits de higiene) para a região Sudoeste e agora está organizando uma campanha de doação de kits de higiene e material de limpeza para distribuir às 8,2 mil pessoas diretamente afetadas pelos temporais do começo da semana. A ação é uma iniciativa da Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná (SGAS), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual.

A arrecadação começa nesta sexta-feira,14, e encerra na próxima terça-feira, 18, quando as doações serão encaminhadas à população atingida. 

Neste primeiro momento, a população pode contribuir com a doação de kits de higiene e material de limpeza, que serão distribuídos para as famílias atingidas. Colchões, lonas e roupas já estão sendo distribuídos pelas entidades assistenciais dos municípios.

Até o momento 31 cidades estão enfrentando desafios com famílias impactadas pelas enxurradas e alagamentos: Ampére, Bom Sucesso do Sul, Braganey, Campo Bonito, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Clevelândia, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Maringá, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Palmas, Pato Branco, Renascença, Rio Bonito do Iguaçu, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Miguel do Iguaçu, Sulina, Toledo, Verê e Vitorino.

“O Estado do Paraná é considerado o mais solidário do Brasil e precisamos, mais uma vez, honrar esse prêmio e ajudar quem tanto está sofrendo com as enchentes e os estragos causados pela chuva. Por isso, hoje o meu pedido é pra você, que pode colaborar e vir conosco nessa grande corrente de solidariedade. Juntos vamos ajudar a diminuir o sofrimento dessas famílias”, afirmou a primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária da SGAS, Luciana Saito Massa.

Para doar é preciso se dirigir a um dos postos de arrecadação nas sedes do Corpo de Bombeiros ou da Brigada Comunitária no Sudoeste nos seguintes endereços: 

Posto de Bombeiro Militar de Palmas (Rua José Joaquim Bahls, 1436)

Posto de Bombeiro Militar de Coronel Vivida (R. Clevelândia, 790)

Posto de Bombeiro Militar de Pato Branco (Rua Presidente Kennedy, 170)

Posto de Bombeiro Militar de Dois Vizinhos (R. Bento Munhoz da Rocha Neto, 145)

Posto de Bombeiro Militar de Capanema (Rodovia BR-308, Km 01, s/nº)

Postos da Brigada Comunitária em Clevelândia (R. Mal. Borman, 659-945)

Postos da Brigada Comunitária Chopinzinho (Av. Getúlio Vargas, 4680-4728) 

Postos da Brigada Comunitária Ampere (Av. das Missões, 1470)

Postos da Brigada Comunitária Realeza (Tv. Quatro, 106-158)

Postos da Brigada Comunitária São Jorge do Oeste (Av. Iguaçu, 522-616)

Postos da Brigada Comunitária Salto do Lontra (R. Valdevino Brustolin, 597)

Postos da Brigada Comunitária Santo Antônio do Sudoeste (R. Dona Mariquinha, s /n)

Com Agência Estadual de Notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…