Onda de frio pode trazer neve ao Sul do Brasil; veja onde
A nova estação mal começou e já promete um verdadeiro choque térmico para boa parte do Brasil. O inverno iniciou oficialmente na noite desta sexta-feira, 20, às 23h42, e chega acompanhado de uma sequência de fenômenos meteorológicos que devem derrubar as temperaturas e até trazer neve na Serra de Santa Catarina.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Massa de ar polar e ciclones mudam o clima no Brasil
Já nesta sexta, um novo ciclone se forma na costa da Região Sul, dando origem a uma frente fria que espalha chuva sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A chuva não deve ser tão intensa quanto nas últimas semanas, mas coloca os estados em estado de atenção, segundo a previsão do Climatempo.

Onda de frio começa na segunda, 23, e traz chance de neve
Com o avanço da primeira massa de ar polar, o frio se espalha com força a partir de segunda-feira (23). A previsão é de temperaturas muito baixas em todo o Sul, especialmente no interior dos estados e áreas serranas.
Em Santa Catarina, há chance de neve na Serra Geral, especialmente nas cidades de São Joaquim, Urupema e Urubici, onde os termômetros devem registrar temperaturas abaixo de 0 °C até o final da segunda-feira.
Previsão de geada para Curitiba e o Paraná
O Paraná também vai sentir a chegada do inverno com força. Segundo o Simepar, a previsão é de chuva entre domingo (22) e segunda-feira (23), especialmente nas regiões de divisa com o Mato Grosso do Sul. A partir de terça-feira (24), o frio se intensifica e há previsão de geada em várias regiões paranaenses.
Em Curitiba, os termômetros devem marcar mínima de 8 °C na segunda-feira e cair para 1 °C na terça (25), com possibilidade de geada. A máxima prevista para esse dia é de apenas 11 °C.
Previsão do tempo para Curitiba: temperaturas abaixo de zero no Paraná
“Teremos mínimas abaixo de zero grau na terça-feira e muito próximo de zero na quarta-feira no Centro-Sul do Estado, inclusive com formação de geadas bastante amplas, principalmente na madrugada de terça para quarta-feira. Esse ar frio é bem severo. Vem de forma continental e chega a provocar diminuição das temperaturas também no Litoral e no extremo Norte do Estado, que devem registrar mínimas abaixo de 10°C na quarta-feira”, detalha Kneib.