Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

País terá ‘Dia D’ contra dengue e outras arboviroses neste sábado, 8


Por Agência Estado Publicado 07/11/2025 às 17h58
Ouvir: 00:00

O Ministério da Saúde promove neste sábado, 8, o Dia D contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A campanha nacional ocorre em todos os estados e municípios e intensifica medidas de prevenção às arboviroses, que costumam aumentar no início do ano. Dentre as principais ações estão mutirões de limpeza, visitas domiciliares dos agentes de combate e atividades educativas.

De acordo com o ministério, 30% das cidades brasileiras estão em estado de alerta para dengue e um levantamento recente mostra que, em mais de 3,2 mil municípios, a maior parte das larvas do mosquito foi encontrada em vasos, pneus, caixas dágua, cavidades de árvores e calhas.

Até o momento, o Painel de Monitoramento das Arboviroses registra 1.623.310 casos prováveis de dengue neste ano e 1.711 mortes em decorrência da doença no País.

Dia D no Estado de São Paulo

São Paulo é o Estado com mais casos prováveis de dengue em 2025, segundo o painel do ministério, com 893.245 registros.

Além do Dia D realizado neste sábado, o governo paulista também promoverá ações de intensificação entre os dias 10 e 14 de novembro, com visitas domiciliares, mutirões de limpeza e orientação à população em todos os 645 municípios do Estado.

O governo alerta para o risco de expansão da doença devido às mudanças climáticas, como aumento das temperaturas e das chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito, e lembra que mantém o portal “Dengue 100 Dúvidas” para esclarecer as principais questões sobre a arbovirose.

Sintomas e vacinação

Febre alta, dor atrás dos olhos, dor nos músculos e articulações, manchas avermelhadas, coceira na pele e náusea estão entre os principais sintomas da dengue e indicam a necessidade de procurar ajuda médica.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina contra a dengue Qdenga para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas de 4 a 60 anos, também está disponível na rede particular.

Segundo o ministério, há a expectativa de que a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan seja aprovada pela agência até o fim do ano e de que, em 2026, sejam disponibilizadas 40 milhões de doses do imunizante.

Também no próximo ano, o ministério afirma que pretende investir R$ 183,5 milhões em medidas como implementação de estações com larvicidas, uso de mosquitos estéreis e ampliação do método Wolbachia de 11 para 70 cidades para combate e controle das arboviroses causadas pelo Aedes aegypti.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…