Governo do Paraná publica edital para ampliação da jornada de professores; entenda
O Governo do Paraná fez a publicação do edital que regulamenta o processo de Alteração de Regime de Trabalho (Dobra de Padrão) dos professores da rede estadual de ensino. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 31, e permitirá que até 2 mil docentes ampliem suas jornadas de trabalho de 20 para 40 horas semanais.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância da medida, afirmando que ela contribui para a valorização dos profissionais que ajudaram a tornar o Paraná um modelo de educação, com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre todos os estados brasileiros. “Aqueles professores que fizeram um concurso para 20 horas semanais agora podem se inscrever para ampliar essa grade para 40 horas. Estamos valorizando os profissionais da educação que fizeram com que o Paraná se tornasse uma referência nacional”, afirmou o governador.

Este é o primeiro edital de Dobra de Padrão desde 2009, um compromisso do Estado com a qualidade da educação e uma resposta a uma demanda antiga dos docentes. A medida não só proporciona maior previsibilidade financeira aos professores, como também fortalece o vínculo dos educadores com as escolas e seus alunos.
“O impacto financeiro é significativo, pois o professor passa a ganhar mais, mas também há o benefício de estreitar o vínculo com os estudantes. Um professor pode acompanhar uma turma por mais anos, conhecendo a fundo as competências e dificuldades dos alunos”, explicou o secretário da Educação, Roni Miranda.
O edital oferece 2 mil vagas para o regime de trabalho de 40 horas semanais, distribuídas em diversas disciplinas, como Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial. As inscrições podem ser feitas entre os dias 7 e 16 de abril, exclusivamente pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação. O resultado final será divulgado até o final de maio, com a efetivação no segundo semestre de 2025.
A seleção será realizada com base em três critérios: suprimento de carga horária (30%), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível e classe e a maior idade. O período analisado para os critérios abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.