Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de janeiro de 2026

11°C: Frente fria muda o tempo no Paraná e derruba as temperaturas nos próximos dias


Por Redação GMC Online Publicado 02/01/2026 às 10h21
Ouvir: 00:00

A mudança no tempo prevista para os próximos dias no Paraná deve provocar queda nas temperaturas e trazer um novo padrão climático ao Estado, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A atuação de uma frente fria e, na sequência, de uma massa de ar mais seco e frio será determinante para o cenário, que inclui chuvas, temporais isolados e manhãs mais frias, especialmente a partir do início da próxima semana.

Frente fria deixa temperaturas mais amenas no Paraná.
Frente fria deixa temperaturas mais amenas no Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

“Madrugada de muitas nuvens em todas as regiões paranaenses, com redução das instabilidades. Em geral, chuvas fracas e isoladas ocorrem no centro-sul neste momento. Nas próximas horas, as chuvas aumentam e se espalham pelo Paraná, em função do avanço de uma frente fria pelo oceano. Os índices de instabilidade permanecem elevados, o que favorece a ocorrência de chuvas pontualmente intensas e temporais. As temperaturas já sofrem mudanças em parte do Estado, como é o caso dos municípios mais ao Sul: General Carneiro, Palmas e Guarapuava registram marcas ao redor dos 17 °C”, diz meteorologista do Simepar, Leonardo Zucuni Furlan, o início da manhã desta sexa.

Durante o dia, o tempo segue instável em todo o Paraná, com condições favoráveis para pancadas de chuva isoladas ao longo das horas. No entanto, a partir da tarde, a entrada de uma massa de ar mais seco pelo Sul paranaense tende a reduzir a instabilidade nessa região. Com isso, o risco maior de tempestades localizadas passa a se concentrar nas faixas Norte e Leste, onde ainda há maior disponibilidade de umidade. Nessas áreas, podem ocorrer chuvas intensas em curto período, acompanhadas de raios e rajadas de vento fortes e pontuais. Apesar da instabilidade, as temperaturas máximas ainda devem se aproximar dos 30 °C em todas as regiões.

No sábado, 3, o calor permanece significativo no Paraná, com máximas acima dos 30 °C. A formação de áreas de instabilidade no interior será menos frequente, mas não está totalmente descartada a ocorrência de pancadas rápidas de chuva, principalmente durante a tarde. Já entre a Serra do Mar e o Litoral, as condições seguem mais favoráveis à chuva, devido à passagem de um sistema frontal pelo Oceano Atlântico, na altura do Estado.

Paraná amanhece com frio

Entre domingo, 4, e terça-feira, 6, o tempo passa por uma mudança mais evidente. Uma massa de ar seco se estabelece sobre grande parte do Paraná, reduzindo de forma significativa a formação de nuvens carregadas. Com isso, a chance de chuva no interior se torna baixa, restrita a ocorrências muito pontuais, sobretudo no período da tarde. Na metade Leste, a circulação marítima associada à borda de um sistema de alta pressão favorece maior presença de nuvens baixas, com possibilidade de chuva fraca e ocasional a qualquer hora do dia. No domingo e segunda-feira, por exemplo, General Carneiro deve registrar mínimas de 11ºC e 12ºC, respectivamente.

Tempo no domingo no Paraná. Foto: Simepar
Tempo no domingo no Paraná. Foto: Simepar

Esse padrão atmosférico também contribui para a queda das temperaturas, especialmente nas primeiras horas da manhã. No Leste do Paraná, as mínimas devem ficar abaixo dos 15 °C, com maior destaque para a segunda e a terça-feira, reforçando a sensação de frio após dias de calor intenso.

Tempo na segunda-feira, no Paraná. Foto: Simepar
Tempo na segunda-feira, no Paraná. Foto: Simepar

Volta das tempestades

A partir de quarta-feira, 7, a umidade volta a ganhar força sobre o Estado. Gradualmente, as condições meteorológicas passam novamente a favorecer a ocorrência de chuvas isoladas, com possibilidade de tempestades distribuídas de forma irregular pelo Paraná, marcando o fim do período mais seco e o retorno da instabilidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação