Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Segunda-feira será marcada por paralisações em Maringá


Por Redação GMC Publicado 26/04/2019 às 12h55 Atualizado 21/02/2023 às 07h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A próxima segunda-feira (29) promete ser marcada por paralisações de diversas categorias de trabalhadores do Paraná. Até agora, pelo menos três diferentes setores confirmaram que vão parar os trabalhos em sinal de protesto: agentes penitenciários do estado, profissionais das escolas estaduais e de trabalhadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Em geral, o descontentamento dos profissionais é pelo não-pagamento da data-base pelo governo estadual. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindaspen), a categoria está sem a reposição das perdas salariais desde 2016, acumulando um resíduo inflacionário de 16%.

O protesto de alerta programado pelos servidores da UEM também quer chamar a atenção do governo de Ratinho Junior para o mesmo assunto.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), José Maria Marques, durante a campanha eleitoral no ano passado, uma das propostas do governo era reunir os sindicatos e fazer um planejamento de reajustes para quatro anos. No entanto, não houve negociação para a data-base de 2019 e o encontro foi adiado para o ano que vem.

Apesar da paralisação de profissionais da universidade, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior se manifestou por meio de nota dizendo que “a UEM mantém o calendário acadêmico. A questão da paralisação é uma decisão sindical que a universidade respeita. Bem como a decisão pessoal de cada servidor em aderir. No entanto, o calendário acadêmico será mantido.”

Para os profissionais das escolas estaduais do Paraná, além da reivindicação pela data-base, a segunda-feira será marcada por protestos em lembrança ao dia 29 de abril de 2015, quando cenas de violência tomaram conta de uma manifestação de educadores no Centro Cívico de Curitiba.

“Dia 29 as escolas estaduais de todo o estado irão parar e haverá manifestações em Curitiba e nos municípios, incluindo Maringá”, afirmou em nota o Núcleo Sindical de Maringá do APP Sindicato.

E os caminhoneiros, param?

Por todo o Brasil, rumores de uma nova mobilização dos caminhoneiros circulavam pelas redes sociais. A informação era de que a categoria planejava parar na próxima segunda-feira, mas a possibilidade foi descartada no início desta semana.

Os representantes dos caminhoneiros disseram na segunda-feira (22), após uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que não haverá paralisação da categoria na próxima segunda. Durante a reunião, que durou quase cinco horas, o ministro prometeu reajustar a planilha da tabela do piso mínimo de frete, umas das principais reivindicações dos caminhoneiros.

Com informações de assessoria de imprensa, Agência Brasil e CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação