82 cidades do Paraná já estão em alerta de chuvas intensas; veja a lista completa


Por Redação GMC Online

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 82 municípios do Paraná em alerta amarelo para chuvas intensas nesta segunda-feira, 26. O aviso, classificado como de perigo potencial, segue válido até as 23h59 e chama a atenção para a possibilidade de transtornos.

Segundo o Inmet, as chuvas intensas podem atingir até 50 milímetros em 24 horas, acompanhadas por rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h. As condições aumentam o risco de ocorrências como alagamentos pontuais, queda de galhos e árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

Foto: Gilson Abreu/AEN

Recomendações de segurança durante as chuvas intensas

Diante do cenário, o Inmet e a Defesa Civil reforçam orientações básicas de prevenção para reduzir riscos à população:

Previsão do tempo no Paraná

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a segunda-feira começou com temperaturas mais amenas nas regiões Centro-Sul, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nessas áreas e também no Litoral, a nebulosidade varia ao longo do dia, com chance de chuvas rápidas e isoladas, principalmente em trechos de serra.

Já nas demais regiões paranaenses, o calor da tarde, com máximas próximas dos 35°C, favorece a formação de áreas de instabilidade. Há previsão de trovoadas entre o Oeste, Noroeste e Norte do estado, especialmente próximo às divisas com Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Condições do tempo nesta terça-feira, 27, no Paraná

Para a terça-feira, o Simepar indica o retorno de condições típicas de verão. O sol predomina pela manhã e as temperaturas sobem, com valores em torno dos 30°C em praticamente todo o Paraná. A partir da tarde, pancadas de chuva rápidas e localizadas voltam a ocorrer, com maior chance no Sudoeste, Oeste, Noroeste e Norte, onde temporais isolados não estão descartados.

Essas são as 82 cidades do Paraná em alerta de chuvas intensas

Sair da versão mobile