Antes do frio, Paraná entra em alerta de chuvas com ventos de até 100km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas climáticos para chuvas intensas no Paraná, de categoria laranja de perigo. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o clima nesta quinta-feira, 3, apresenta instabilidade devido ao avanço de um sistema frontal pelo oceano, com risco pontual de tempestades, principalemente no leste do estado.
Os dois alertas para chuvas intensas entraram em vigor às 10h desta quinta-feira e atingem todas as 399 cidades paranaenses. Um dos alertas segue até às 23h59, enquanto o segundo segue até às 10h desta sexta-feira, 4.
De acordo com o Inmet, chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h) podem ser registrados. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Frio deve chagar ao Paraná no fim de semana
O Simepar ainda prevê que as temperaturas devem cair ao longo dos próximos dias deste fim de semana. Nesta sexta-feira, 4, o tempo permanece instável em boa parte do território paranaense, com pancadas de chuva nas regiões oeste, noroeste, centro-norte e leste. No sul e sudoeste, não há perspectiva de chuva devido ao avanço do ar mais frio, onde as temperaturas chegam a 14°C em algumas cidades.
Apesar disso, o tempo ainda segue abafado, mas com menor elevação das temperaturas em relação aos últimos dias. Os maiores acumulados de chuva devem seguir ocorrendo no litoral. Em Maringá, a previsão é de 3.7 mm de precipitação, conforme o Simepar, e a temperatura deve variar entre 21°C e 29°C.

O sábado, 5, amanhece com frio em muitas cidades, ainda com possibilidade para pancadas de chuva, pontualmente intensas no interior, mas de forma bem ocasional. No litoral ainda persiste a condição de maior instabilidade, com chuva a qualquer momento do dia. As pancadas de chuva em geral serão de fraca a moderada intensidade, mas não se descartam episódios de chuva forte da tarde para a noite.
O leste e o sul devem registrar as menores temperaturas, com valores que podem chegar a 11°C. No norte e noroeste, o clima fica ameno. Em Maringá, não há expectativa de chuva, com mínima de 19°C e máxima de 25°C.

No domingo, 6, e na segunda-feira, 7, as temperaturas continuam amenas no estado, segundo o Simepar, com presença de muitas nuvens e chuvas de fraca a moderada intensidade no litoral. No oeste, noroeste e norte, os valores devem ser maiores e os dias mais ensolarados.
Em Maringá, a previsão é de um domingo com nebulosidade, mas sem chuvas,além de um pequeno aumento nas temperaturas: mínima de 18°C e máxima de 26°C.

Na segunda-feira, 7, o calor começa a aparecer novamente em Maringá. Sem previsão de chuvas, a mínima será de 17°C e máxima de 28°C. Conforme o Simepar, o sol voltará a se predominante na metade oeste do Paraná, enquanto a metade leste continua com precipitaçõs e nebulosidade, além de temperaturas mais amenas.
