ANTT libera cobrança de pedágio dos Lotes 1 e 2 no Paraná; veja os valores


Por Redação CBN Curitiba
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Foto: CBN Curitiba

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 12, a autorização para o início das cobranças de pedágio no Lote 1 e Lote 2 das rodovias paranaenses. A data prevista para o início é 22 de março.

A EP Litoral Pioneiro responsável pela praça de São José dos Pinhais e outras cinco unidades no norte pioneiro do estado informou que deve começar a cobrar o valor às 00h do dia 23 de março. No Lote 2, as tarifas variam entre R$7,60 e R$22,60. De acordo com o governo, a previsão de valores para a praça da BR-277, que faz a principal ligação entre Curitiba e o litoral era de R$19,54, no entanto com a correção da inflação, em que o IPCA somou 15,75%, o valor foi atualizado para R$22,60. De acordo com o governo do estado, os descontos aplicados em relação a novembro de 2021 variam de 0,87% a 50,82%.

Confira os valores autorizados para as praças de pedágio do Lote 2, referente aos automóveis:

Os trechos pedagiados ficam nas BRs 153, 277 e 369 e nas PRs 092, 151, 239, 407, 408, 411, 508, 804 e 855.

Já no Lote 1, concessionado à Via Araucária, a cobrança vai variar entre R$8,70 e R$11,50 por automóvel nas cinco praças de pedágio instaladas no interior do estado, compreendendo cidades como a Lapa, Porto Amazonas, Cerro Azul, Imbituva e Irati. As rodovias que passarão a ser pedagiadas são as BRs 277, 373, 376 e 476 e as PRs 418, 423 e 427.

Neste lote, a expectativa do governo era de aplicação de descontos entre 9,38% a 28,76% nas tarifas. Em São Luiz do Purunã o valor cobrado em 2021 era de R$9,60 e passou a ser de R$ 8,70, com uma redução de 9,38%.

Confira abaixo os valores para cada praça para automóveis:

A autorização das cobranças veio após a vistoria da ANTT para a liberação das praças e das rodovias agora concessionadas. Entre os dias 21 e 23 de fevereiro a instituição verificou as estruturas de todas as praças do Lote 1 e Lote 2, bem como a revitalização de trechos de pavimentação e após a análise dos relatórios permitiu que as concessionárias iniciassem as operações de cobrança.

Por: Marinna Prota / CBN Curitiba

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