Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de janeiro de 2026

Após calorão, frente fria tem data para chegar ao Paraná


Por AEN Publicado 16/01/2026 às 10h38
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2026-01-16 at 10.20.59
Foto: AEN

Chove em uma cidade, e em outra ao lado, não. Chove em um bairro de uma cidade, em outro não. Assim funcionam as chuvas localizadas, muito comuns no verão, e que seguirão ocorrendo por todo o Estado neste fim de semana, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). As temperaturas podem chegar a 35°C em algumas regiões do Paraná, antes da passagem de uma frente fria seguida de uma massa de ar mais frio, que deve derrubar as temperaturas a partir de segunda-feira, 19.

O ponto onde vai ocorrer a precipitação depende da combinação perfeita dos três ingredientes para a formação de nuvens de chuva: umidade, instabilidade atmosférica e mecanismos de elevação do ar, influenciados por fatores como relevo, vegetação e urbanização. 

Nas áreas mais urbanizadas, por exemplo, a alta concentração de concreto, asfalto e veículos ajuda a aquecer o ambiente, e o ar mais quente sobe mais rapidamente, desenvolvendo nuvens convectivas que trarão chuvas localizadas. Já nas regiões com bastante vegetação, há mais umidade devido à liberação de vapor d’água pelo solo e plantas, também favorecendo a formação de nuvens. Os ventos, em diferentes altitudes, impactam diretamente na duração, no deslocamento e na intensidade das tempestades.  

Nesta sexta-feira, 16, o calor será o combustível principal da chuva localizada: abafamento será marcante e as temperaturas podem chegar a 35°C em cidades do Oeste e do Noroeste, e 30°C nas demais regiões. As chuvas típicas de verão ocorrem especialmente à tarde, podendo se estender até a noite, em todas as regiões do Estado. Não são descartadas pancadas de chuva pontualmente intensas e tempestades isoladas. 

No sábado, 17, o tempo segue parecido. “O dia começa com variação de nuvens no Estado, mas o sol aparece, o que eleva as temperaturas. Durante a tarde, novamente, há possibilidade para pancadas de chuva e temporais isolados com rajadas de vento e até mesmo queda de granizo pontual, agora com maior abrangência, ou seja, também se estendendo para o Oeste e Noroeste, regiões que enfrentaram chuva mais irregular nos últimos dias”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

A chuva segue no domingo, 18, sobre todas as regiões paranaenses. São esperados temporais localizados, com rajadas de vento pontualmente fortes e até mesmo queda de granizo pontual e chuvas pontualmente intensas, com maior intensidade do Centro ao Leste do Estado. As temperaturas já não se elevam tanto em virtude da maior presença de instabilidades, com as máximas entre 25°C e 28° do Centro ao Leste e no Sul do Paraná, e podendo ainda ultrapassar os 30°C nas faixas oeste e norte. 

O boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco moderado em todo o Paraná para enxurradas, destelhamentos e queda de galhos de árvores, devido a chuva forte em curto espaço de tempo entre o fim da tarde e a noite desta sexta-feira. No sábado, o risco é alto no Sul, Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, e moderado nas outras regiões do estado. No domingo, o risco é alto no Sul, Oeste, Litoral, e moderado nas outras regiões do estado.

FRENTE FRIA – O tempo começa a mudar no domingo. “Entre o domingo e a segunda-feira, teremos o avanço de uma frente fria pelo oceano, o que mantém os índices de instabilidade elevados no Paraná, promovendo chuvas pontualmente intensas. Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma massa de ar mais frio, que deve reduzir as temperaturas inicialmente pelo Oeste e Sul do Estado”, diz Leonardo. Na segunda-feira, seguem as chuvas pontualmente intensas e não são descartados temporais na faixa norte e no Leste do Paraná. 

As temperaturas em Guaíra, que ficarão na faixa dos  23°C no amanhecer e 33°C à tarde no sábado (17), ficam entre 22°C e 29°C na terça-feira (20). Em Curitiba, as temperaturas ficam entre 18°C e 28°C nesta sexta (16), e entre 18°C e 27°C no sábado (17) e no domingo (18). Já na segunda-feira (19) ficam entre 15°C e 23°, e na terça (20) entre 12°C e 19°C, apenas. Em Pato Branco, o declínio será maior nas temperaturas mínimas: a cidade terá temperaturas entre 19°C e 28°C no sábado (17), entre 15°C e 26°C na terça (20), e entre 14°C e 26°C na quarta-feira (21). 

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação