Após temporal causar estragos, chuva tem previsão para voltar a todas regiões do Paraná


Por Redação GMC Online

Um temporal registrado nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná derrubou árvores, destruiu casas e deixou mais de 30 mil imóveis sem energia elétrica, na noite de terça-feira, 15. As cidades mais afetadas pela tempestade foram Santa Helena, Itaipulândia, Pato Bragado, Missal, Brasilândia do Sul e Quedas do Iguaçu. 

Segundo o Simepar, o que ocorreu é chamado de supercélula. “Supercélula é uma categoria mais abrangente de tempestades severas que causam impactos como o que vimos. Caso surja nova evidência que esta supercélula tenha características de tornado (como registrado próximo a Assis Chateaubriand) o evento pode ser reclassificado”.

Foto: Portal Missal

No entanto, de acordo com o Instituto de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade deve voltar em breve a todo o Paraná, com risco, inclusive de tempestade.

Imagens de temporal que atingiu Assis Chateaubriand (PR) nesta terça-feira, 15. Foto: Reprodução/Nicole Magnoni/Via Banda B

Quarta-feira: Tempo abafado

Nesta quarta-feira, o calor será mais intenso em todo o Paraná, o que favorece a formação de áreas de instabilidade. As pancadas de chuva, acompanhadas de raios, devem ocorrer especialmente a partir do período da tarde. Embora não seja possível descartar temporais, esses eventos ocorrerão de maneira isolada, com maior probabilidade no interior do estado.

Quinta-feira: Chuva é esperada em algumas regiões

A instabilidade climática continuará elevada na quinta-feira, com chuvas atingindo várias regiões do Paraná devido ao clima abafado. No entanto, as precipitações serão de curta duração e distribuídas de forma irregular, ocorrendo principalmente durante a tarde. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no litoral, as chuvas serão mais fracas e pontuais.

Sexta-feira: Risco de Tempestade

Foto: Reprodução/Simepar

O risco de tempestades aumenta consideravelmente na sexta-feira, com a combinação do tempo quente e a chegada de um sistema frontal ao Sul do Brasil. Isso pode gerar condições favoráveis a tempestades em várias áreas do Paraná. A população deve estar atenta às mudanças no tempo, especialmente no fim do dia.

Sábado e domingo: Diminuição das chuvas

No sábado, as chuvas continuarão presentes em muitas regiões, mas a probabilidade de tempestades será menor. Já no domingo, o tempo volta a ficar mais estável na maior parte do estado, exceto na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral, onde ainda há previsão de céu nublado e chuvas fracas ou garoas ocasionais.

Com informações da Catve

Sair da versão mobile