Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de janeiro de 2026

Aposentado sobrevive após mil picadas de abelha no PR: ‘É um milagre’


Por Redação GMC Online Publicado 22/01/2026 às 15h45
Ouvir: 00:00

Após uma semana de internação, o aposentado Pedro Godim, de 68 anos, recebeu alta hospitalar e se recupera em casa do ataque de um enxame de abelhas que o atingiu com cerca de mil picadas. O incidente ocorreu no dia 5 de janeiro, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, enquanto a vítima realizava a manutenção do jardim.

image
Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o idoso descreveu o momento do ataque e celebrou a sobrevivência. “Eu estava cortando a grama normalmente. Esse enxame já estava há algum tempo ali; eu desci com a roçadeira e de repente elas me atacaram. Graças a Deus eu sobrevivi, eu creio que é um milagre”, afirmou.

Além de Pedro, duas sobrinhas dele — uma jovem de 25 anos e uma bebê de 11 meses — também foram picadas durante o incidente, mas apresentaram sintomas leves e passam bem.

Apesar de ter chegado ao Hospital Universitário da UEPG consciente e estável, o estado de Pedro inspirava cuidados devido à toxicidade da carga de veneno. Os exames confirmaram que ele desenvolveu rabdomiólise, uma síndrome causada pela destruição das fibras musculares.

A condição é perigosa porque libera substâncias na corrente sanguínea que podem causar insuficiência renal aguda. Segundo a unidade de saúde:

O paciente foi monitorado pela equipe de clínica médica para evitar sobrecarga dos rins e passou por avaliação da Odontologia Hospitalar devido a lesões leves nos lábios.

O caso chamou a atenção dos especialistas pelo fato de o paciente não ter entrado em choque anafilático imediatamente após o ataque, permitindo o tratamento focado nas complicações sistêmicas do veneno.

As informações são do TNOnline

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação