Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Apucarana começa a vacinar contra a dengue


Por Rafael Bereta Publicado 08/04/2024 às 16h22
Ouvir: 00:00
image-28-22
Foram aplicadas 332 doses em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Foto: Rodrigo Pozzebom/ Agência Brasil

Apucarana começa a vacinar contra a dengue. A cidade registra mais de 14 mil casos confirmados e 11 mortes pela doença. Essa é a pior epidemia enfrentada pelo município. Uma explicação pode ser o aumento médio da temperatura na cidade.

O médico Odarlone Orente, da Estratégia Saúde da Família, explica que Apucarana sempre teve números abaixo de Londrina e Maringá e um clima mais ameno. Este ano foi bem diferente. No sábado, 6, a Autarquia de Saúde de Apucarana começou a aplicar a vacina contra a dengue.

Foram aplicadas 332 doses em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.  O número poderia ser maior, mas quem teve dengue precisa esperar seis meses após o fim dos sintomas para se vacinar. O médico explica que o ritmo de notificações está diminuindo, mas numa velocidade menor do que a esperada. O Centro de Atendimento exclusivo continua bastante movimentado.

“Percebemos que há uma percepção de queda do número de notificações nas ultimas duas semanas, mas ainda continua um número elevado. Percebemos que agora com a chegada do outono esse número pode diminuir. Toda a vacina é importante, acreditamos muito na vacina e por isso começamos a partir do momento que o Ministério da Saúde autorizou a vacinação. Tivemos ja uma boa procura razoável, sendo aplicada mais de 330 doses da vacina”, afirma.

As informações são da CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação