
No trânsito, quando o sinal está fechado, as motocicletas normalmente passam entre os carros para chegarem mais a frente, mais rápido. É uma prática perigosa e que pode causar acidentes. Mas é característico da motocicleta arrancar mais rápido e sair na frente. E para tentar melhorar o fluxo do trânsito em Apucarana, o município implantou as faixas exclusivas para motocicletas em semáforos, logo atrás da faixa de pedestres. Apucarana tem cerca de 90 mil veículos. 16 mil são motocicletas.
A faixa foi colocada em seis cruzamentos do centro da cidade. Segundo o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, a intenção é colocar essa área em toda a cidade.
“Temos visto um aumento da procura das pessoas pela motocicleta, seja pela pandemia, por conta da questão do delivery, muita gente trabalhando com motocicleta, seja pelo valor do combustível, que a moto acaba gastando um pouco menos. […] Então, nossa equipe do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento, o Idepplan, verificou a necessidade de fazer uma modernização que buscasse manter a agilidade da motocicleta, que é isso que caracteriza ela dentro do trânsito, mas com segurança. E entre as ações que estão sendo implementadas, uma delas é a criação dessa área exclusiva para motocicletas no sinaleiro. Então temos a faixa de pedestre e, logo atrás, uma área exclusiva para as motocicletas, e depois a área dos veículos. Isso garante que, quando o sinaleiro abre, a motocicleta sai na frente do carro, para ela não disputar na hora da arrancada esse espaço com os automóveis. Começamos na Rua Oswaldo Cruz, em todos os cruzamentos que têm semáforo, e vamos colocando gradualmente para as pessoas irem se acostumando”, detalha o prefeito de Apucarana.