Apucarana se coloca à disposição para receber refugiados ucranianos

O Paraná tem a maior colônia ucraniana do Brasil, concentrando cerca de 80% dos imigrantes do leste europeu que vivem no país. Em Apucarana, são cerca de 20 mil pessoas, entre ucranianos e descendentes, fazendo da cidade a maior colônia do norte do Estado.
E em meio ao clima de solidariedade ao povo ucraniano por conta da guerra contra a Rússia, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), colocou o município à disposição para receber refugiados do país europeu. Segundo ele, um ofício já foi enviado à embaixada da Ucrânia no Brasil para tratar do assunto. “Vivenciamos a beleza da cultura Ucraniana, a força desse povo. E é por isso, que em contato com as lideranças, da comunidade ucraniana de Apucarana. […]. Resolvemos fazer esse gesto mandando um oficio e entrando em contato com a embaixada da Ucrânia no Brasil. E colocando Apucarana a disposição, tanto para receber refugiados, como para a realização de ações humanitárias”, declara Femac.
Ainda de acordo com o prefeito, além dos abrigos que podem ser disponibilizados pela própria prefeitura, dezenas de famílias ucranianas já se voluntariaram para receber os imigrantes. “Caso a embaixada entre em contato conosco mais uma vez, solicitando essa ações concretamente. Temos casas de encontros na cidade que podem abrigar famílias. E além, de centenas de famílias de imigrantes e de descendentes de imigrantes que já se colocaram a disposição da prefeitura. Para participar dessas ações”, finaliza.
LEIA TAMBÉM: Rússia ataca a Ucrânia com tanques e bombardeios em Kiev e outras cidades
Em um trecho do ofício enviado à embaixada ucraniana na última sexta-feira, 25, o prefeito também presta solidariedade ao povo ucraniano, destacando os laços de amizade da cidade com o país.