Aquário inaugurado em Foz do Iguaçu custou R$ 140 milhões

Com mais de 300 espécies e estrutura monumental, o aquário reforça o turismo e a conservação ambiental no Paraná.


Por João Victor Guirado

O AquaFoz foi inaugurado nesta quinta-feira (13) em Foz do Iguaçu, com investimento total de R$ 140 milhões. Segundo o portal do governo do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da cerimônia e destacou o impacto do novo equipamento para o turismo regional

O aquário é operado pelo Grupo Cataratas, responsável por outros atrativos nacionais, como o AquaRio e o Marco das Três Fronteiras.

Estrutura monumental e engenharia complexa

Com porte equivalente a um prédio de 20 andares, o AquaFoz se destaca pela alta complexidade técnica.
Entre os destaques estão:

Mais de 300 espécies e 10 mil animais

O aquário abriga aproximadamente 300 espécies e 10 mil animais, entre eles tubarões, raias, dourados e o surubim-do-Iguaçu, espécie criticamente ameaçada e exclusiva dos rios da região. O dourado foi escolhido como mascote oficial do projeto.

Turismo em alta e impacto na economia local

Ainda segundo o portal do governo do Paraná, durante a inauguração, Ratinho Junior afirmou que o AquaFoz chega em um momento de crescimento acelerado do turismo no município. Segundo ele, o novo atrativo deve:

Educação ambiental e pesquisa científica

O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, ressaltou que o AquaFoz não é apenas um espaço de contemplação, mas sim um centro de conservação, pesquisa e educação ambiental. “Mais do que mostrar peixes, ele conta a história da vida dos rios e de como tudo está conectado; rios, oceanos, biodiversidade e cidades”, afirmou.

Para o secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, o AquaFoz reforça a posição de Foz do Iguaçu como “âncora do turismo no Paraná”.

O prefeito Joaquim Silva e Luna classificou o empreendimento como “um gesto de confiança” na cidade e destacou que o novo aquário ajuda a atrair visitantes e fortalecer toda a cadeia econômica local.

Sair da versão mobile