Área urbana de Marilena até o Porto Maringá será pavimentada


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
image-85-28
Porto Maringá | Foto: Jonathan Campos/AEN

O Governo do Estado do Paraná anunciou, nesta segunda-feira, 24, a formalização da obra de pavimentação da estrada entre a área urbana da cidade de Marilena e a costa turística do Porto Maringá, às margens dos rios Paraná e Paranapanema.

A obra é um convênio do Governo do Estado com o município e vai custar mais de 63 milhões de reais da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. De acordo com o governador Ratinho Junior, o objetivo é fortalecer o turismo na região noroeste.

O que nós estamos fazendo aqui no Porto Maringá já está acontecendo no Porto Iara, já viabilizou o Porto Rico e o Porto São José, e vamos fazer isso em outras regiões que têm esse mesmo potencial, que é trazer a infraestrutura. É ligar o município de Marilena com o Porto Maringá, o município de São Carlos de Ivaí com o Rio Ivaí, o município de Mirador com o Rio Ivaí, e o Porto Eucalipto também com o Porto São José.

Estamos organizando todo esse entorno do rio Paraná e do rio Ivaí, que são rios importantes, que atraem muito turista. O turismo de natureza, de passeio, da pesca esportiva, que está crescendo muito no Brasil. Isso gera muito emprego. Então a ideia é desenvolver essas regiões com essas estratégias turísticas. Uma obra robusta, uma obra importante.

É uma obra que a gente já está fazendo justamente prevendo o crescimento da população e o crescimento de loteamentos, pousadas, hotéis, restaurantes, que é algo que aconteceu aqui do lado, em Porto Rico. Porto Rico é o maior caso de sucesso de como o turismo pode transformar uma cidade e gerar muito emprego. Então a ideia é você continuar trabalhando, fortalecendo esses municípios que têm um potencial turístico fantástico aqui no Paraná.

Segundo o Governo do Estado, serão pavimentados quase 12 quilômetros e uma área de mais de 156 mil e 500 metros quadrados. Atualmente a estrada que faz a ligação entre a área urbana e a costa turística é de terra de chão. A região fica localizada no encontro das águas de dois dos principais rios do Paraná e na “tríplice divisa” entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O Porto Maringá costuma receber vários visitantes, que aproveitam as prainhas de água doce da região, principalmente no verão. Do porto, é possível pegar embarcações até a Ilha de Guadalupe, também conhecida como Ilha dos Pneus. O prefeito de Marilena, Zé do Peixe, destaca o potencial do turismo de água doce.

É um obra estruturante que vai ajudar bastante o turismo nessa região, na questão de geração de emprego e renda para toda a região. O que abrange todas as pessoas que vêm ao município, que vão e voltam e acabam gastando em toda a região. Então, é uma obra que não vai ser só de Marilena, vai ser de toda a região, e vai ajudar bastante a nossa região no turismo. E todos os municípios estão ajudando dando esse pontapé que está levantando o turismo de água doce no estado de Paraná. O de água salgada já existe muito forte e o de água doce está começando a crescer e crescendo com força.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, agora a obra será licitada.

Uma obra de R$ 63,6 milhões. É maior que o orçamento anual do município. Então vejam a magnitude para o município, para a região. É um compromisso que nós temos de trazer desenvolvimento, mobilidade, segurança e também geração de emprego e renda, porque aqui é uma das regiões mais bonitas do estado do Paraná. E nós estamos felizes de cumprir esse compromisso. Quero cumprimentar o município porque o projeto não é fácil, o DR é extremamente profissional para avaliar e conseguiu aprovar o projeto. E o governo está autorizando. Nós vamos abrir o edital, o município vai realizar a obra e nós vamos fiscalizar e em breve entregar. Uma obra importante para trazer mais desenvolvimento para a região.

O governador ainda assinou um convênio para revitalizar o trevo entre Porto Rico e Porto São José, na região Noroeste.

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Veja outras matérias na CBN Maringá.

Sair da versão mobile