Dois caminhões utilizaram as áreas de escape da BR-376, na Serra do Mar, entre o Paraná e Santa Catarina, após apresentarem falhas mecânicas no último fim de semana. Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, ambos os motoristas saíram ilesos das ocorrências.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Os incidentes ocorreram em pontos distintos da rodovia paranaense, em um intervalo de menos de 24 horas:
O primeiro aconteceu às 20h55 do sábado, 7, quando um caminhoneiro entrou no dispositivo localizado no km 671,5 após perceber que o sistema de freios não estava respondendo.
Já o segundo foi durante a manhã de domingo, 8, momento que outro veículo de carga utilizou a área de escape do km 667,1, também devido a problemas nos freios.
Histórico de segurança
As áreas de escape são projetadas para interromper o movimento de veículos pesados de forma segura em descidas de serra. O trecho sob concessão conta com duas estruturas em operação.
De acordo com o levantamento da Arteris, desde a implementação do primeiro dispositivo em 2011, 1.266 vidas foram salvas na rodovia — cálculo baseado no número de ocupantes dos veículos que utilizaram o recurso.
As informações são do TNOnline.