Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Ataques de onça preocupam moradores de área rural na região


Por Redação GMC Online Publicado 16/05/2024 às 09h10
Ouvir: 00:00
image-50-22
Foto: Sedinei Ferreira/Portal da Cidade Paranavaí

Ataques de onças têm preocupado sitiantes de Paranavaí. O aposentado Sedinei Ferreira, que mora em uma fazenda na Estrada Cristo Rei, é um deles. Segundo ele, um felino já teria aparecido pelo menos três vezes na região e atacado os animais criados pelo pecuarista, fazendo-o perder algumas cabeças de gado. 

De acordo com Ferreira, o ataque mais recente aconteceu em abril deste ano. Na ocasião, o sitiante encontrou um bezerro caído no pasto com um enorme ferimento. “Eu percebi que a vaca estava sozinha e berrando, com ferimentos no focinho, orelhas e pescoço. Então fiquei procurando o bezerro por algum tempo até encontrá-lo morto. O filhote estava coberto por capim, pois provavelmente a onça o atacou e cobriu para voltar depois”, relembra.

image-50-20
Foto: Sedinei Ferreira/Portal da Cidade Paranavaí

Preocupado com a presença da onça, Ferreira deixou uma câmera no meio do mato e conseguiu registrar a passagem do felino. “Minha preocupação é o aumento desses ataques no gado. Além do baixo preço na venda dos animais, nós fazendeiros ainda precisamos lidar com o ataque de onças, que é outro prejuízo”, comenta.

Conforme informações do Instituto Água e Terra (IAT), a onça que tem sido vista na região se trata, possivelmente, de uma onça-parda. De acordo com o órgão, os ataques já são frequentes há algum tempo. Somente no ano passado, foram registradas seis ocorrências referentes a ataques de onça na região de Paranavaí. 

Ainda segundo o IAT, as equipes não conseguem evitar o incidente, mas existem algumas orientações que podem ajudar os criadores de gado. Para afastar o felino, galinhas, aves, carneiros e cachorros devem ser fechados durante a noite. Além disso, o órgão recomenda o uso de cerca elétrica nos currais e que, em caso de ataque, o proprietário retire e enterre a carcaça do animal morto para que a onça não retorne ao local.

As informações são do Portal da Cidade Paranavaí.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação