Até quando vai a onda de calor intenso no Paraná? Cidades do Paraná podem ter recorde de temperatura no Carnaval


Por Camila Maciel

O Carnaval paranaense promete ser quente, isso porque as temperaturas que já estão acima da média, devem subir ainda mais e caracterizar uma onda de calor no Estado.

Foto: Divulgação

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os dias de folia prometem temperaturas máximas na faixa dos 35°C, principalmente nas regiões norte e oeste do estado. Não está descartada a possibilidade de algumas cidades terem recorde de temperatura.

De acordo com os meteorologistas, em termos técnicos, uma onda de calor é caracterizada quando há previsão de cinco dias consecutivos com pelo menos cinco graus da temperatura acima da média. 

Em Maringá, os primeiros 10 dias do mês de março devem registrar temperaturas máximas entre 35ºC e 38ºC. Depois deve haver uma leve redução entre 34ºC e 31ºC, fazendo com que o calor intenso seja registrado pelo menos até a primeira quinzena do mês.

Ainda de acordo com o Simepar, além das altas temperaturas, as duas primeiras semanas de março serão mais secas, dessa maneira, o desconforto térmico continua intenso. Ao longo do mês as temperaturas devem ficar levemente acima da média em todas as regiões do estado. Com a chegada do outono a temperatura vai diminuir gradualmente.

Para se programar para o feriadão, os foliões podem acessar a previsão do tempo para todas as cidades paranaenses no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias e, por meio dela, é possível saber a visibilidade prevista, o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e velocidade do vento.

Sair da versão mobile