Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Avião ‘voa em círculos’ e intriga moradores da região de Maringá


Por Lethícia Conegero e Luciana Peña Publicado 15/05/2020 às 18h36 Atualizado 23/02/2023 às 01h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta sexta-feira, 15, um avião foi avistado por moradores de Itambé (cerca de 35 quilômetros de Maringá), que ficaram intrigados com o fato da aeronave parecer voar em círculos. A moradora Cintia Abreu Camilo publicou um vídeo em sua página do Facebook e questionou: “alguém pode explicar o que é esse jatinho dando voltinha na cidade?”

Cintia, que trabalha como doméstica, contou que estava no local de trabalho quando gravou o vídeo, e que pensou que o avião fosse cair.

“O avião estava rodando e a gente achou que estava com problema e estava procurando um lugar para pousar. A gente achou que ia cair e ficou todo mundo preocupado, eu, minha patroa. Ele ficou subindo e descendo por um tempo, depois foi para o lado de Floresta, e voltou fazendo círculos. Ficamos intrigados para saber o que era”, explicou.

Veja o vídeo feito por ela:

De acordo com o superintendente do aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, o avião é da Força Aérea Brasileira (FAB), e estava aferindo o sistema de aproximação do aeroporto.

“É um avião laboratorial da Força Aérea Brasileira que faz voos para fazer aferição em aparelhos de aproximação. No nosso caso, ele veio para fazer a aferição do Papi, que é um aparelho que faz a medição da rampa para o piloto fazer o pouso de forma segura, se ele está dentro da rampa de aproximação, se ele precisa subir ou descer mais. E como houve um deslocamento da cabeceira em função das obras de ampliação da pista, houve deslocamento do Papi, e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) envia o avião para fazer esses voos de aferição. Ele acaba fazendo voos rasantes mesmo, de várias posições, para poder checar”, explica.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação