Após barragem de captação de água se romper, a cidade Nova Esperança, a cerca de 40 km de Maringá, decretou emergência. O município foi atingido por fortes chuvas nesse domingo, 17.
O prefeito Moacir Olivatti explicou que a decisão de decretar estado de emergência na cidade foi tomada após o levantamento de casas e estradas rurais atingidas pelo temporal e por causa da barragem de captação de água da Sanepar que se rompeu.
“O município de Nova Esperança declarou estado de emergência devido aos danos causados nas residências, estradas rurais e ao rompimento da barragem de captação de água da Sanepar durante as chuvas. Esta situação está se tornando cada vez mais complexa na cidade”, explicou o representante municipal.
Foto: Prefeitura de Nova Esperança
Moradores usam barco após chuva alagar ruas e avenidas de Nova Esperança
Com as chuvas, ruas e avenidas de Nova Espoerança ficaram alagadas no domingo. A força da água arrancou trechos de asfalto. Moradores registraram a água invadindo as casas. Móveis ficaram encharcados. As estradas rurais também foram bastante afetadas e os ônibus do transporte escolar não conseguiram chegar a alguns locais nesta segunda-feira, 18.
O prefeito Moacir Olivatti diz que no hospital e na prefeitura surgiram goteiras. Nas redes sociais, circularam vídeos de moradores utilizando barcos para se locomover. O prefeito diz que a imagem é recorrente.
E as ruas ficam nesta situação por causa da rede de galerias pluviais que não suportam o acumulado de chuva. A ampliação da rede está orçada em R$ 20 milhões. Segundo medições locais choveu mais de 100 milímetros em Nova Esperança, nesse domingo, 17. A cidade mais próxima de Nova Esperança monitorada pelo Simepar é Paranavaí, onde choveu 55 milímetros.
(atualizado às 14h133 de 19.03.24) : Em nota a Sanepar informou que:
“A Sanepar informa que as chuvas do último domingo (17) provocaram o rompimento parcial da barragem da captação do Rio Paracatu. Nenhum dano foi causado, visto que a água seguiu o curso normal do rio. A unidade está fora de operação no momento e o abastecimento na cidade de Nova Esperança está sendo garantido na sua totalidade, com a utilização de poços. Enquanto viabiliza a troca de equipamentos para voltar a operar a unidade, a Sanepar trabalha para a reconstrução da barragem.”