Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Bodas de Ouro: casal celebra 50 anos de casamento e revela a chave para relação duradoura


Por Rafael Bereta Publicado 16/06/2024 às 08h50
Ouvir: 00:00
image-39-31
Dona Alaíde e Seo José na celebração de 50 anos de casamento. Foto: Arquivo pessoal

O casal de Jandaia do Sul, dona Alaíde e Seo José Pedrosa, celebrou meio século de casamento no dia 29 de dezembro de 2023, uma união que começou em Mandaguari e que tem enfrentado o teste do tempo.

O casal se conheceu na juventude, quando Alaíde tinha apenas 22 anos. “Meu pai tinha uma fábrica de farinha de milho em Mandaguari, e ele [José] ia lá sempre. Acabamos nos conhecendo, nossas famílias se tornaram amigas, e depois disso, ele se mudou para São Paulo”, conta Alaíde de forma nostálgica ao GMC Online.

A mudança para São Paulo foi um marco na história do casal. Seu José construiu uma casa na capital paulista e levou seus pais para viverem com ele. “A irmã dele falou: ‘Vou para o Paraná’, e eu disse, ‘Então traz o Zé também para passear’”, lembra Alaíde, com uma risada. A visita se transformou em algo mais, e eles nunca mais se separaram.

Depois de anos morando em São Paulo, o casal voltou ao Paraná, estabelecendo-se em Jandaia do Sul há 27 anos. Juntos, criaram uma família com quatro filhos e agora desfrutam da companhia de sete netos, embora ainda aguardem ansiosamente a chegada de bisnetos. “Tudo no tempo de Deus”, diz Alaíde com serenidade.

Segredo para uma relação duradoura

image-39-32
Alaíde e José durante o casamento há 50 anos. Foto: Arquivo pessoal

Questionados sobre o segredo para uma relação duradoura, responderam que é ter muita paciência e respeito ao casamento.

É saber relevar, levar um pouco na brincadeira, um pouco a sério. É tão bom a gente combinar bem, né? Graças a Deus, não tenho reclamação do meu marido. Ele é muito bom para mim”. A harmonia e o respeito mútuo parecem ser a chave para essa longa jornada juntos. Se a pessoa levar com amor, é o que manda. “Por isso que a gente se atura um ao outro, graças a Deus. Existe amor, e por isso a gente leva a vida”, afirma a aposentada.

O temperamento dos dois também contribui para a estabilidade do relacionamento. Embora cada um tenha seu jeito, Alaíde conta que, quando é necessário tomar decisões, eles costumam chegar a um acordo rapidamente. “Às vezes ele vai fazer alguma coisa e eu digo: ‘Bem, faz desse jeito que dá certo’. E dá certo. Sempre assim”, diz ela, revelando um tom de parceria e cumplicidade.

Foto: Arquivo pessoal

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação