‘Bolha de calor’ atinge ápice e Paraná registra temperatura perto dos 40ºC
Uma bolha de calor está se intensificando no centro da América do Sul e provoca temperaturas extremas em países vizinhos, como Paraguai e Argentina, onde os termômetros já se aproximam dos 44 °C. No Brasil, o fenômeno também será sentido, especialmente na região Sul, com destaque para o Paraná, que deve enfrentar dias de calor intenso e risco de tempestades, de acordo com o Meteored.

De acordo com projeções meteorológicas, a bolha de calor influencia principalmente cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O pico da onda de calor está previsto para quinta-feira, 19, quando as condições atmosféricas devem atingir níveis considerados incomuns ou extremos em grande parte do país, segundo o Extreme Forecast Index (EFI) do modelo europeu ECMWF.
Nesta quarta-feira, 18, Capanema registrou 38,1ºC, a temperatura mais alta do Estado. Segundo o Simepar, essas foram as cidades que atingiram nesta quarta-feira (18) a temperatura mais alta de 2026:
- Apucarana: 32.3°C
- Guaira: 37.8°C
- Jaguariaiva: 32.4°C
- Londrina: 35.1°C
- Nova Tebas (INMET): 34.7°C
Paraná tem dia de muito calor: veja a previsão
No Paraná, a previsão indica elevação expressiva das temperaturas ao longo da semana. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que, na quinta-feira, o calor ganha destaque em todas as regiões, especialmente no oeste do estado, onde as máximas podem superar facilmente os 35 °C.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Apesar do predomínio do calor, a combinação entre umidade e aquecimento diurno ainda favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva. Esses eventos tendem a ser rápidos, com baixos acumulados e pouco impacto, mas podem aliviar momentaneamente a sensação térmica.
Na sexta-feira, o cenário muda com a intensificação das instabilidades atmosféricas. A atuação de um sistema de baixa pressão nos países vizinhos, somada à circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, deve favorecer a formação de áreas de instabilidade. Com isso, há previsão de tempestades, com chuva mais intensa, descargas elétricas e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde.
Mesmo com a chuva, o calor continua predominando, com temperaturas acima dos 30 °C na maioria das cidades paranaenses.
