O 5º Grupamento de Bombeiros (5º GB) de Maringá faz um alerta para as chuvas intensas e o aumento dos níveis dos rios na região.
Segundo o grupamento, o Rio Pirapó, na PR-317, permanece acima do nível habitual registrado. Contudo, não há riscos maiores.
O Rio Ivaí, que passa por diversos municípios da região, têm sido o principal cenário de atenção das autoridades, por conta do elevado nível em que se encontra. Na PR-554, que liga o município de Doutor Camargo a São Jorge do Ivaí, o Rio Andirá, que passa pelos municípios, não consegue mais desaguar no Rio Ivaí, devido ao nível deste último.
Por conta da impossibilidade de desaguamento do Rio Andirá, as águas tomaram uma ponte, interditando totalmente um trecho da rodovia.
Na ponte da PR-323, entre os municípios de Doutor Camargo e Cianorte, o Rio Ivaí está há um metro e meio da viga da ponte. Segundo o que informa o oficial do Corpo de Bombeiros, Tenente Boni, caso a água alcance meio metro de distância da viga, a rodovia será interditada.
O Corpo de Bombeiros ainda orienta para que moradores que residem próximo aos rios que estão em áreas sujeitas a inundações, deixem os locais e procurem abrigo, para evitar situações de resgate.
Em situações de emergência, ligue 193 ou contate a Defesa Civil de seu município.