Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de setembro de 2024

Câmeras de monitoramento em Apucarana flagram onça parda e antas; assista


Por Redação GMC Online Publicado 28/07/2023 às 13h24
Ouvir: 00:00

Câmeras de monitoramento instaladas na região rural de Apucarana flagraram, nesta semana, entre os dias 27 e 26 de julho, mais três visitantes: um casal de antas e uma onça parda. Os registros foram realizados em pontos distintos da cidade.

Segundo o biólogo apucaranense Fernando Felippe, a onça parda é um animal bastante comum na região. Na maioria das vezes, entram nas cidades por falta de território, pois nas matas, os machos adultos acabam expulsando as onças filhotes de 03 a 04 anos, por isso elas se aproximam dos locais mais habitados, em busca de alimentos.

Veja as imagens da onça parda na mata:

As antas, no entanto, apesar de serem animais comuns da região, são mais difíceis de registrar. O biólogo explica que por conta da falta de predadores naturais, como a onça pintada, a população de antas na região é farta.

“A anta é um animal que pesa até 250 quilos, então a onça parda não consegue predar, a não ser filhotes. A predadora natural desta espécie seria a onça pintada, mas como ela não é comum na fauna desta região, a população de antas tende a crescer cada vez mais”, explicou o biólogo.

A anta brasileira (Tapirus terrestres), chamada simplesmente por anta, é o maior mamífero terrestre brasileiro. Se distribui geograficamente do Leste da Colômbia até o Norte da Argentina e Paraguai. É um animal de grande porte, podendo medir de 1,70 a 2,0 metros de comprimento, chegando a 1,2 metros de altura e pesando até 300 Kg, sendo o segundo maior mamífero terrestre da América do Sul.

Tem coloração marrom-acinzentada, possui a narina em forma de probóscide, que parece uma pequena tromba, crista sagital proeminente e uma crina que vai do pescoço até a fronte da cabeça. Ocorre em uma diversidade florestal de habitat e está associada a ambientes que possuem fontes de água por todo o ano. Se desloca tanto em mata aberta, quanto fechada e nada bem.

Hábitos alimentares

A anta tem o hábito noturno, forrageando alimento durante a noite e descansando durante o dia. Eventualmente, em algumas circunstâncias pode apresentar atividade diurna. É um animal herbívoro que se alimenta de frutos, folhas, gramas, brotos e fibras, sendo um importante agente dispersor de sementes. Por ser um animal de grande porte, ela consegue se alimentar de frutos maiores e dispersar sementes grandes, nas suas fezes, sendo considerado um jardineiro natural. A diversidade de frutos encontrados em suas fezes é grande, sendo um animal muito importante que contribui para a manutenção das florestas, principalmente de espécies de palmeiras. Sendo assim, o declínio populacional desta espécie afeta a dinâmica de ecossistemas florestais.

As informações são do TN Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação