Câmeras são instaladas na BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina; saiba motivo


Por Redação GMC Online
Foto: Reprodução

Se você costuma trafegar pela BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina (a 76 quilômetros de Paranavaí), talvez tenha percebido a presença de duas câmeras instaladas recentemente, em diferentes trechos na rodovia. A reportagem é do Portal da Cidade Loanda.

Os equipamentos pertencem a uma empresa privada, contratada pela Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) para realizar a recontagem de veículos na BR-376. A função deles é fazer a gravação do tráfego no local, não é radar e não será utilizado para a aplicação de multas.

De acordo com a Socipar, são duas câmeras instaladas em diferentes trechos, que vão apurar a quantidade de veículos que passam pelo local. A primeira, está próximo à fazenda Matão, em Loanda, e a segunda, próximo à empresa Prat’s, em Paranavaí.

A pesquisa de tráfego iniciou na última sexta-feira, 15, e segue até o próximo domingo, 24. O objetivo do levantamento é justificar para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a necessidade de duplicação deste trecho da rodovia, que atualmente é de pista simples, e já foi cenário de diversos acidentes graves.

No ano passado, entre os dias 20 e 26 de fevereiro de 2022, a Socipar já havia feito outra pesquisa como essa, que demonstrou números bem maiores do que os obtidos pelo mesmo estudo do Governo Federal, em 2019.

No entanto, o órgão considerou desnecessária a duplicação do trecho, alegando que a contagem foi realizada em período de Carnaval e safra no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o que certamente teria aumentado o fluxo de veículos, por se tratar de um período sazonal. A decisão não foi aceita por empresários regionais e pelo Socipar, que decidiram contratar essa nova pesquisa em outro período para contestar a negativa do ANTT.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Sair da versão mobile