
O aparecimento de duas cobras da espécie cascavel na zona urbana de Borrazópolis, nesta segunda-feira (19), elevou o nível de alerta da comunidade sobre a falta de manutenção em terrenos baldios. O flagrante ocorreu no bairro Vila Roma, e foi registrado por um morador.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A situação gerou apreensão devido à periculosidade do animal, que é peçonhento e cuja picada pode ser fatal. O risco é agravado pela densidade populacional da área, onde residem muitas crianças. Segundo relatos de vizinhos, a presença das cobras está diretamente associada ao mato alto em lotes abandonados, somada à localização do bairro, que faz divisa com plantações de soja na área rural, facilitando a migração da fauna para a cidade.
- LEIA TAMBÉM: Ex-funcionário de agência de viagens é preso por fraude de mais de R$ 100 mil em Maringá
As reclamações sobre o abandono de terrenos não são exclusivas da Vila Roma. Moradores de outras regiões, como o bairro Cassarotti e a Vila Verde, também relatam insegurança e cobram providências constantes devido à sujeira acumulada.
Fiscalização e trâmites legais
Questionada sobre a fiscalização, a Prefeitura de Borrazópolis informou que praticamente todos os proprietários de terrenos em situação irregular já foram notificados. No entanto, o Executivo explicou que a ação direta do poder público esbarra nos trâmites da Lei Orgânica do Município.
De acordo com a administração municipal, após a notificação oficial, é necessário aguardar um prazo legal de cerca de 15 dias para que o proprietário execute o serviço. Somente após esse período, caso a limpeza não seja feita, a prefeitura tem autorização legal para intervir, realizar o corte do mato e aplicar a multa correspondente.
Com informações do TNonline.