Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Superação: cego, Wesley é narrador de rodeios e vereador reeleito


Por Letícia Tristão Publicado 09/10/2018 às 18h00 Atualizado 18/02/2023 às 13h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aos 31 anos, Wesley Araújo é locutor de rodeios, trabalhou como comentarista esportivo e já está no segundo mandato como vereador em Marialva. Uma carreira bem-sucedida e construída com base na superação. Isso porque Wesley nasceu cego, o que não o impediu, porém, de correr atrás de seus sonhos – e alcançá-los.

Wesley é radialista desde os 15 anos. Começou a trabalhar como locutor de rodeios inspirado no pai, que também é locutor.

Para narrar tudo que acontece na arena, Wesley tem um ponto eletrônico no ouvido. É por meio deste dispotivo que ele recebe de algum assistente as informações que precisa.

Wesley é jornalista formado e já trabalhou como comentarista esportivo em diversas emissoras de rádio, antes de virar político. “Decidi entrar na vida política porque tinha vontade de trabalhar pela população. As pessoas não tinham representantes e quis mudar essa história”, diz.

Em 2012, Wesley foi eleito vereador de Marialva pela primeira vez como o segundo mais votado, fez 770 votos. Depois, em 2016, foi reeleito com a preferência de 647 eleitores. Nesta eleição, foi candidato a deputado estadual, mas não conseguiu uma vaga, apesar de obter 4.988 votos.

Como vereador, entre os projetos aprovados, Wesley se orgulha de ter redigido o projeto que obriga restaurantes, bares e lanchonetes de Marialva a disponibilizarem ao menos um cardápio em braile. Também é graças a ele que as bibliotecas da cidade precisam disponibilizar um exemplar da Constituição e que todo deficiente tem direito de receber do município as correspondências em braile.

Wesley também se sente orgulhoso de ter sido o autor do projeto para reciclagem de óleo de cozinha. “Hoje, em Marialva, as pessoas que têm gordura de alimentos em casa têm uma empresa que busca e recicla esse óleo”, explica.

De acordo com ele, o apoio da família e amigos foi fundamental para ele conseguir ter uma vida “normal”. Por exemplo, Wesley lembra que quando criança, os amigos adaptaram a bolinha para ter som e assim ele conseguir jogar bets.

Atualmente, Wesley é ativo nas redes sociais e com a ajuda de um software, consegue navegar pela internet normalmente. Casado e pai, ele diz que hoje precisa ser forte para os dois filhos.

“Quase todos fins de semana eu sou convidado para fazer abertura de rodeios e ministrar palestras de motivação”, diz.

Confira um vídeo de Wesley narrando rodeio:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação