Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2025

Cerca de 250 pessoas invadem propriedade rural na região de Umuarama e polícia negocia desocupação


Por Thiago Danezi Publicado 27/12/2025 às 18h24
Ouvir: 00:00

Cerca de 250 pessoas invadiram uma propriedade rural em Xambrê, no noroeste do Paraná, nesta data. Equipes da Polícia Militar do 25º Batalhão (25º BPM) foram mobilizadas e permanecem no local, onde iniciaram negociações para administrar a situação.

De acordo com informações preliminares repassadas pelas forças de segurança, os ocupantes alegam possuir uma autorização judicial baseada em uma suposta desapropriação da área pelo Incra. No entanto, a existência e a validade desse documento ainda estão sendo verificadas pelas autoridades. Uma advogada que representa os invasores chegou ao local recentemente, e a Polícia Militar aguarda a apresentação do possível documento que, em tese, autorizaria a entrada e ocupação da área.

WhatsApp Image 2025-12-27 at 18.09.13
Foto: PMPR | Divulgação

Caso a autorização não seja confirmada, a ocorrência será formalmente registrada em boletim para subsidiar as tratativas legais relacionadas a um eventual processo de reintegração de posse. A Polícia Militar informou que garantiu a integridade física dos moradores da propriedade, que foram realocados para outro local como medida preventiva, a fim de evitar conflitos.

O grupo envolvido na ocupação se identifica como Frente Nacional de Luta Campo e Cidade e Movimento de Terra e Alimento. As negociações seguem em andamento enquanto a documentação é analisada.

WhatsApp Image 2025-12-27 at 18.15.01
Foto: PMPR | Divulgação

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação