Cerca de 250 pessoas invadem propriedade rural na região de Umuarama e polícia negocia desocupação
Cerca de 250 pessoas invadiram uma propriedade rural em Xambrê, no noroeste do Paraná, nesta data. Equipes da Polícia Militar do 25º Batalhão (25º BPM) foram mobilizadas e permanecem no local, onde iniciaram negociações para administrar a situação.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
De acordo com informações preliminares repassadas pelas forças de segurança, os ocupantes alegam possuir uma autorização judicial baseada em uma suposta desapropriação da área pelo Incra. No entanto, a existência e a validade desse documento ainda estão sendo verificadas pelas autoridades. Uma advogada que representa os invasores chegou ao local recentemente, e a Polícia Militar aguarda a apresentação do possível documento que, em tese, autorizaria a entrada e ocupação da área.

Caso a autorização não seja confirmada, a ocorrência será formalmente registrada em boletim para subsidiar as tratativas legais relacionadas a um eventual processo de reintegração de posse. A Polícia Militar informou que garantiu a integridade física dos moradores da propriedade, que foram realocados para outro local como medida preventiva, a fim de evitar conflitos.
O grupo envolvido na ocupação se identifica como Frente Nacional de Luta Campo e Cidade e Movimento de Terra e Alimento. As negociações seguem em andamento enquanto a documentação é analisada.

