
As chuvas fortes com tempestades e possibilidade de granizo no Paraná já têm data para chegar. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o estado entra em um período típico de verão, com calor intenso durante o dia e aumento significativo da instabilidade atmosférica, especialmente a partir da tarde. O maior risco de temporais está previsto para a quinta-feira.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Nesta terça-feira, 27, o tempo firme predomina nas primeiras horas do dia em grande parte do Paraná. O sol aparece com força desde a manhã e favorece a rápida elevação das temperaturas, que ultrapassam os 30 °C em praticamente todas as regiões. No período da tarde, áreas de instabilidade se formam e provocam pancadas de chuva rápidas e localizadas. A chance de chuva é maior no interior do estado, principalmente entre o Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte e Campos Gerais, onde não estão descartados temporais isolados.
O cenário se repete na quarta-feira, 28, com amanhecer mais quente e temperaturas ligeiramente abaixo dos 20 °C apenas nas regiões de maior altitude, como o Sul, o Centro do estado e a Região Metropolitana de Curitiba. Durante a manhã, o sol predomina e eleva rapidamente as temperaturas. Entre a tarde e a noite, novas pancadas de chuva atingem diferentes regiões, novamente com risco de tempestades pontuais, sobretudo no interior paranaense.
Quinta-feira concentra maior risco de tempestades e granizo no Paraná
O alerta principal da semana é para a quinta-feira, 29, quando o risco de tempestades no Paraná se torna elevado. Segundo o Simepar, o aumento e a variação dos ventos em níveis mais altos da atmosfera criam condições favoráveis para a ocorrência de chuvas intensas, rajadas de vento forte e granizo. A recomendação é de atenção redobrada, já que esses fenômenos podem causar alagamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica.
Na sexta-feira, 30, a instabilidade persiste principalmente entre o Leste, Noroeste e Norte do estado. Já no Oeste, Sudoeste e Sul, o céu permanece com muitas nuvens, mas com baixo volume de chuva. As temperaturas durante a tarde ficam mais amenas e não sobem tanto quanto nos dias anteriores.
No sábado, 31, as condições para chuva aumentam novamente no período de maior aquecimento, porém de forma rápida e isolada. No domingo, a possibilidade de chuva diminui, embora pancadas rápidas à tarde ainda possam ocorrer. Na sequência, a previsão indica o retorno das chuvas em todo o Paraná.