Ciclone bomba se aproxima do Sul e vai afetar o Paraná; veja os detalhes


Por Redação GMC Online

Após uma semana marcada por chuvas intensas, a região Sul do Brasil pode enfrentar um novo fenômeno climático de grande impacto: a formação de um ciclone bomba no Oceano Atlântico, próximo ao litoral brasileiro. Segundo dados do Climatempo, esse fenômeno climático extremo está previsto para se desenvolver na próxima terça-feira, dia 12, e pode trazer ventos intensos, afetando os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Meteorologistas de diferentes institutos acompanham de perto o desenvolvimento desse possível ciclone bomba. Modelos meteorológicos como o GFS (Global Forecast System) e o ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts) indicam um aumento na intensidade do sistema, o que reforça a possibilidade de ventos fortes na região.

Características do ciclone bomba

Foto: Ilustrativa/Reprodução/Nasa

Esse tipo de ciclone é conhecido por formar rapidamente um sistema de baixa pressão, gerando ventos intensos que podem causar danos significativos. “Esse fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, uma condição conhecida como ciclogênese explosiva”, destaca a Climatempo na publicação. Além disso, a pressão atmosférica causa rajadas de ventos ainda pode provocar tempestades.

Com informações do Bem Paraná

Sair da versão mobile