Ciclone extratropical muda o tempo no Paraná e Simepar prevê tempestades fortes nos próximos dias
Os últimos dias foram marcados por intenso calor e estabilidade no Paraná, mas a tendência é que isso mude em breve por conta da formação de um ciclone extratropical, de acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Já ao longo da tarde deste domingo, 7, o retorno da umidade para a região sul do Brasil deve favorecer pancadas de chuva isoladas, principalmente nas faixas norte e oeste do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu um alerta de tempestade para 165 cidades paranaenses, válido até a manhã desta segunda-feira, 8.

No mesmo dia, segundo o Simepar, a formação de um ciclone extratropical sobre os países vizinhos favorecerá o aumento das instabilidades atmosféricas sobre o Paraná. Ao longo da segunda-feira, a chuva deverá se espalhar por todas as regiões do estado, começando pelo oeste e seguindo em direção ao leste. A partir da tarde, o potencial para tempestades aumenta, com fortes rajadas de vento, alta incidência de raios, chuvas intensas e, eventualmente, a queda de granizo pontual.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
As temperaturas também sofrerão queda e não devem ultrapassar os 30°C durante o restante da semana. Em Maringá, a mínima será de 21°C e a máxima de 27°C, com previsão de 21.4 milímetros de precipitação acumulada, que deve se espalhar durante todo o dia.

Na terça-feira, 9, a chuva deve atingir todas as regiões do Paraná, com tempestades fortes que se distribuirão de maneira irregular pelo estado, avançando de sudoeste para nordeste. A tendência é de diminuição da presença do sol.
O acumulado de chuva deve ser ainda maior em Maringá e atingir 39.6 milímetros, conforme o Simepar. A temperatura deve variar entre 21°C e 25°C.

Na quarta-feira, 10, o tempo continuará instável, mas o grande destaque será a intensidade dos ventos, que soprarão persistentemente em direção ao intenso sistema de baixa pressão, que estará se deslocando em direção ao Oceano Atlântico. A previsão é que a chuva sofra uma pausa em algumas regiões do Paraná.
Segundo o Simepar, a chuva não deve atingir Maringá neste dia e a temperatura terá um leve aumento, variando de 19°C a 27°C. As rajadas de vento poderão atingir 48 km/h, consideradas moderadas a fortes.

Por fim, na quinta-feira, 11, o risco de temporais diminui em comparação com o início da semana, mas a intensidade do vento ainda deverá ser forte e constante, principalmente na metade leste do estado.
Em Maringá, são esperadas rajadas de 59 km/h, mas não há previsão de chuva. De acordo com o Simepar, a mínima deve ser de 18°C e a máxima de 28°C.

Ainda segundo o instituto de meteorologia, as condições de tempo deverão permanecer instáveis no Paraná pelo menos até o início da próxima semana, no dia 15 de dezembro de 2025.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Maringá:

