Ciclone no Sudeste e frente fria favorecem tempestades no Paraná a partir desta quinta; Inmet emite alerta


Por Felippe Gabriel

A partir desta quinta-feira, 29, a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As áreas com maior risco de tempestade, inclusive com queda de raios e granizos, incluem a Região Metropolitana de Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a região serrana de Santa Catarina. Nessas regiões, o acumulado de chuva pode atingir 100 milímetros em 24 horas.

O Inmet emitiu um alerta climático para todas as cidade do Paraná. O aviso teve início às 11h desta quarta-feira, 28, e seguirá até às 23h59 de quinta-feira, 29. De acordo com o instituto, há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. Apesar do baixo risco, há possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Fonte: Inmet

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ventos em diferentes níveis da atmosfera favorecem o desenvolvimento de áreas e linhas de instabilidade no estado. As chuvas devem ocorrer principalmente a partir da tarde.

Ainda segundo o Simepar, as regiões Leste, Centro, Norte e Noroeste do Paraná seguirão com instabilidade na sexta-feira, 30. No Oeste, Sudoeste e Sul, a tendência será de um céu com muitas nuvens, mas com pouca chuva. No sábado, 31, e domingo, 1º de fevereiro, as precipitações devem atuar de forma isolada e rápida.

Ciclone atinge o Sudeste

A partir de sexta-feira, 30, um ciclone deve se formar na região Sudeste do País e favorecer a ocorrência de grandes volumes de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Foto: Reprodução/NOAA/Metsul Meteorologia

Segundo o Inmet, esse ciclone deve se formar no litoral dos estados do Sudeste e provocar chuvas que podem superar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira, enquanto no litoral paulista os volumes podem ultrapassar 60 milímetros. Há previsão de tempestade localizada entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.

Até este momento, a previsão indica que esse ciclone deve continuar atuando até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.

Com informações da Agência Brasil.

Sair da versão mobile