Ciclone no Sul deve espalhar temporais e derrubar temperaturas no Paraná


Por Redação GMC Online

A atuação de sistemas atmosféricos de baixa pressão deve provocar uma sequência de dias instáveis no Paraná, com chuvas intensas, rajadas de vento e risco de granizo, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O cenário ganha ainda mais atenção entre o fim de semana e o início da próxima semana, quando um ciclone extratropical deve se formar no Sul do país, influenciando diretamente o tempo no estado.

Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira, as instabilidades se intensificam principalmente na faixa leste do Paraná, onde há potencial para chuvas localmente intensas e temporais acompanhados de raios e ventos fortes. O fenômeno está associado ao avanço de um cavado meteorológico sobre o oceano, que favorece a formação de nuvens carregadas, aliado à presença de calor e umidade.

No interior paranaense, o dia será marcado por variação de nuvens e forte elevação das temperaturas, com máximas que ultrapassam os 30 °C. O calor pode provocar pancadas de chuva com trovoadas, porém de forma irregular e passageira. Entre a tarde e a noite, também há risco de temporais isolados nos Campos Gerais e no Norte Pioneiro.

“Uma frente fria vai se formar no fim de semana ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. Associado à frente fria, também teremos a formação de um ciclone extratropical. Nenhum destes fenômenos passará sobre o Paraná, mas impactam o tempo já a partir desta quinta-feira”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Sexta-feira segue quente e com temporais isolados

Na sexta-feira, um novo cavado meteorológico em altitude avança sobre a região, promovendo queda de pressão em superfície e espalhando as instabilidades por todas as regiões do Paraná. Durante a manhã, o sol aparece e eleva rapidamente as temperaturas. Já entre a tarde e a noite, são esperadas pancadas de chuva e temporais isolados, com eventos geralmente rápidos e localizados. O calor e o abafamento continuam predominando.

Ciclone extratropical intensifica chuvas no fim de semana

O cenário mais crítico está previsto para o sábado e o domingo, quando a área de baixa pressão se aprofunda na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai, evoluindo para um ciclone extratropical. O sistema estará associado a uma frente fria, cujo eixo favorece o desenvolvimento de tempestades mais abrangentes sobre o Paraná.

De acordo com o Simepar, há risco de chuva forte, ventos intensos, raios e até precipitação de granizo, com a chuva ocorrendo de forma mais generalizada em várias regiões do estado. Na segunda-feira, o tempo segue instável, com chuvas em boa parte do Paraná e temperaturas mais amenas no período da tarde.

Instabilidade continua na próxima semana

A partir de terça-feira, mesmo com o afastamento do ciclone, o calor e a umidade mantêm o regime de instabilidade, favorecendo a formação de temporais isolados em todo o estado.

Sair da versão mobile