Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Ciclone traz chuva forte e vendaval de até 100 km/h: Maringá e outras cidades do Paraná entram em alerta de tempestade


Por Redação GMC Online Publicado 06/11/2025 às 10h00
Ouvir: 00:00

A formação de um ciclone extratropical vai mudar o tempo no Paraná e trazer ao Estado chuvas fortes acompanhadas de raios e vendaval, nesta sexta-feira, 7. Diante deste cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou um alerta laranja (perigo) de tempestade para Maringá e todas as demais cidades do Paraná.

tempestade e vendaval são esperados para o Paraná
Alerta de tempestade: A formação de um ciclone extratropical vai e trazer ao Paraná chuvas fortes acompanhadas de raios e vendaval. Foto: Gilson Abreu/AEN

O alerta do Inmet entra em vigor às 10h desta sexta-feira, 7, e é válido até 18h de sábado, 8. O Inmet destaca a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O órgão ainda ressalta que há “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na sexta-feira, a formação, intensificação e deslocamento de um sistema de baixa pressão entre os países vizinhos e o Sul do Brasil, provoca um aumento expressivo dos índices de instabilidade sobre todo o Estado paranaense.

“À medida que este sistema alcança o oceano, dará origem a um ciclone extratropical, que deve se formar na altura de Santa Catarina. No Estado, as tempestades iniciam-se pelas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul (entre o final da manhã e tarde). Entre a tarde e a noite, essas instabilidades se espalham para as demais áreas”, completa o instituto.

Ainda segundo o Simepar, há potencial para fortes tempestades, bastante incidência de raios, rajadas intensas de vento e queda de granizo. “De forma localizada, os acumulados de chuva podem superar os 50 mm, especialmente nas metades oeste e sul paranaense”, acrescenta a previsão.

Orientações e onde buscar ajuda

Em caso de rajadas de vento, as autoridades orientam que a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Sempre que possível, recomenda-se desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de emergências com risco à vida, acione a Defesa Civil, pelo telefone 199 – ou também pelo (44) 99103-8319, em Maringá -, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site da Copel e pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz;

A Prefeitura de Maringá ainda rienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação