O município de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, foi a escolhida para receber uma fábrica de malas do grupo K1 Marketing & Investment. O hub de operações logísticas e industriais já foi entregue e as operações iniciarão ainda em 2026.
De acordo com a empresa, o empreendimento vai gerar 65 novos empregos diretos e mais de 200 indiretos no município, que tem cerca de 10,7 mil habitantes.
A K1 é detentora da marca IKA e operadora de outras, como a Excel America. A viabilização do empreendimento ocorreu pela plataforma Paraná Negócios, do Governo do Estado, que auxilia os empreendedores a encontrarem o município ideal para receber investimentos em unidades fabris. A ferramenta foi desenvolvida pela Celepar, em parceria com a startup City Match, a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e a Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.
Lançada em 2023, a plataforma disponibiliza dados dos municípios paranaenses, como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial. As informações permitem que empresas que estão chegando ao Estado busquem a cidade que melhor atende suas necessidades.
Já os municípios podem utilizar a ferramenta como uma vitrine, atualizando as informações referentes a infraestrutura e benefícios. Desde o lançamento, gestores municipais têm recebido capacitações para o uso do Paraná Negócios.
Investimento em infraestrutura
A tramitação do projeto contou com o apoio da Invest Paraná, que atuou como articuladora entre os entes envolvidos. No âmbito municipal, a Prefeitura de Agudos do Sul sancionou a Lei nº 1.245/2024, que instituiu o Programa CIA – Complexo Industrial de Agudos do Sul, criando uma base legal específica para concessão de incentivos para instalação de empreendimentos no município.
Foi disponibilizado para a empresa um barracão provisório, escolhido por meio de chamamento público, com custos de aluguel viabilizados pelo município. O investimento municipal também prevê R$ 1,5 milhão em infraestrutura, incluindo pavimentação, acesso, energia e saneamento. As medidas fazem parte do esforço da administração local para garantir condições adequadas à instalação do novo empreendimento, fortalecendo a política de atração de investimentos.
Paraná competitivo
A iniciativa está inserida no Programa Paraná Competitivo, um dos principais instrumentos de incentivo ao investimento no Estado. Criado em 2011, o programa oferece medidas como prorrogação de prazos para pagamento do ICMS, incentivos à infraestrutura, desburocratização e capacitação profissional, tornando o Paraná mais atrativo para novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.