Cidade do Paraná reforça alerta após onça ser flagrada próxima a casas; ‘não se aproxime’; vídeo
Os moradores de Pérola, na região de Umuarama, estão assustados. No começo desta semana, populares acionaram a Defesa Civil depois que avistaram uma onça andando pela principal avenida da cidade. Era madrugada e não havia quase ninguém na rua. A Defesa Civil buscou imagens de câmeras de segurança e confirmou a visita inesperada do animal.

“Ela cruzou ali na entrada da cidade, a rotatória inicial e desceu para a avenida da dona Pérola Barca que é a avenida principal da cidade. Há um certo momento ali ela some das nossas câmeras e toma rumo ignorado que daí não sabemos para onde vai.”, disse o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos de Pérola, Luciano Lazarim.
Era madrugada e não havia quase ninguém na rua.
Como não se sabe para onde a onça foi, a Defesa Civil fez um alerta à população sobre como agir caso encontre o felino. “Como ela apareceu na segunda-feira três dias atrás, ainda está recente. O alerta é que caso a população aviste ela, que não se tente de maneira nenhuma se aproximar ou de alguma forma tentar capturá-la, tome uma certa distância e avise os órgãos responsáveis, a Defesa Civil do município, para que assim podemos fazer a busca ativa correta e o manejo correto do animal.”
Pelas imagens é possível ver que trata-se de uma onça parda e jovem, que vem da área rural. A onça parda não costuma ser agressiva. O animal pode ter entrado na área urbana por estar desorientado.
“Olha, esse animal vem da avenida visconde do Rio Branco, que é uma avenida que dá acesso à área rural. Então, acreditamos que ela venha de alguma mata, algum rio pelo fundo ali da área rural do município mesmo, e meio desnorteada acaba sem querer entrando para a cidade, que não é a maneira costumeira de uma onça decorrer. Pelas imagens nós acreditamos ser uma onça, um jovem adulto que está bem naquela fase que ele se desprende da mãe. Nessa fase a onça fica meio desnorteada, é uma onça-parda”
Na semana passada outra onça da mesma idade morreu atropelada na cidade e os animais podem ser da mesma família, diz o secretário.
“Uma semana atrás uma onça parda praticamente da mesma idade foi encontrada aqui na cidade os populares ligaram para gente que ela estava no asfalto e tinha sido atropelada. Aí a nossa equipe da Defesa Civil foi até o local, ela estava viva ainda, só que depois ela acabou vindo a óbito. Aí nós entramos em contato com a Força Verde, que destinou ela corretamente para as equipes das universidades de pesquisa. E se tratava de um jovem adulto também, então a gente acredita que uma tem ligação”, completa.