Curitiba, cidade que é a capital do Paraná, recebeu o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2024. A premiação ocorreu em novembro, durante o evento do Intelligent Community Forum (ICF) em Barcelona, Espanha. O reconhecimento destaca o compromisso da capital paranaense com inovação e o uso de tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida da população.
O que é o Intelligent Community Forum?
O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos sediada no Canadá, que promove pesquisas e políticas para comunidades inteligentes. A iniciativa avalia cidades, estados e regiões pelo impacto de suas ações em criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável, sempre envolvendo o ecossistema local.
Assim como Curitiba, cidade de Assaí está entre as mais inteligentes do mundo
Além de Curitiba, a cidade de Assaí, localizada no Norte Pioneiro do Paraná, também foi destaque. Ambas ficaram entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo em 2024, de acordo com o ICF. As outras cidades no ranking TOP7 incluíram Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).
“Somos a única cidade do mundo premiada nos dois rankings mais importantes de cidades inteligentes, o World Smart City Awards, de Barcelona, e o Seoul Smart City Prize, e agora também como Comunidade Mais Inteligente de 2024 pelo ICF. São três reconhecimentos mundiais que, ao lado dos quatro prêmios globais por nossa educação, governança democrática, planejamento urbano e segurança alimentar, comprovam que em Curitiba a inovação é um processo social para melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao receber a premiação.
- LEIA TAMBÉM – Essas são as 10 cidades do Paraná com melhor índice de qualidade de vida; veja ranking
Planejamento urbano como lição global
De acordo com o ICF, o maior aprendizado que Curitiba oferece ao mundo é a eficácia do planejamento urbano. Nos últimos 40 anos, a cidade se dedicou a planejar estrategicamente seu crescimento, investindo em infraestrutura, preservação ambiental e qualidade de vida para os cidadãos.
A partir dos anos 1970, com a implantação do ousado Plano Diretor sob a liderança de Jaime Lerner, Curitiba tornou-se um modelo internacional. Mais recentemente, as gestões de Rafael Greca (2017/2024) consolidaram o uso de inovações tecnológicas e programas focados na população como parte da transformação social da cidade.
Iniciativas pioneiras e premiadas
Curitiba é conhecida por soluções inovadoras, como:
- Rede integrada de transporte público;
- Primeira rua exclusiva para pedestres do Brasil (Rua XV de Novembro);
- Ampliação de áreas verdes com grandes parques;
- Pioneirismo em reciclagem de lixo;
- Projetos recentes, como o Bairro Novo da Caximba e a Pirâmide Solar de Curitiba, que converteu um aterro desativado em um ativo social com a instalação de 8,9 mil painéis solares.
Cidade mais inteligente do mundo se prepara para o futuro
Em 2019, Curitiba atualizou sua legislação para instalação de antenas, permitindo a chegada do 5G dois anos antes da implementação no Brasil. Essa antecipação garantiu à cidade um lugar de destaque no cenário tecnológico nacional.
Outro ponto de destaque é o investimento na capacitação profissional, com iniciativas como o programa 1º Empregotech, que oferece formação gratuita na área de Tecnologia da Informação.
Chamaram a atenção do ICF os 9 Espaços Empreendedores localizados nas Ruas da Cidadania. Esses espaços oferecem apoio técnico e consultoria gratuita para pequenos e microempreendedores, além de fortalecerem o ecossistema de inovação por meio do Vale do Pinhão.
Programas Fala Curitiba e Curitiba Mais Energia
O programa de audiências públicas Fala Curitiba é um exemplo de inovação democrática. Ele permite que os cidadãos participem das decisões da Prefeitura, indicando prioridades para o orçamento municipal de cada ano.
“Ressalto que Curitiba foi a única das finalistas que colocou a democracia como parâmetro de inovação com seu programa de consulta popular e orçamentária”, afirmou o cofundador do ICF, Louis Zacharilla.
Curitiba também investe na sustentabilidade com o PlanClima e o programa Curitiba Mais Energia. Esse último incentiva o uso de energias renováveis por meio da instalação de painéis fotovoltaicos em prédios públicos e a inserção de ônibus elétricos no transporte coletivo.
Outros prêmios internacionais
Com o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2024, Curitiba se consolidou como a cidade brasileira mais premiada internacionalmente em menos de um ano. Entre os reconhecimentos estão:
- World Smart City Awards 2023 (Espanha);
- Government Excellence Awards 2024 (Emirados Árabes);
- Urbanismo Pioneiro 2024 (Espanha);
- World Green City Awards 2024 (Holanda);
- Seoul Smart City Prize 2024 (Coreia do Sul);
- Prêmio da Unesco 2024 (França).
Com informações da AEN e assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba