Cirurgia para retirada de tumor gigante de paranaense foi primeira no Brasil


Por Banda B, parceiro do GMC Online

A arriscada cirurgia para a retirada de grande parte de um tumor gigante, de 40 quilos, do corpo de uma curitibana, realizada na última terça-feira, 17, foi um procedimento inédito no Brasil. A operação foi realizada no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, e comandada pelo cirurgião norte-americano McKay Mckinnon, um especialista reconhecido por operações de retirada de grandes tumores.

Karina Andressa Rodini, de 31 anos, conseguiu se livrar de ao menos 30 quilos do tumor, que começou a se desenvolver na região das costas até o joelho, quando ela tinha 15 anos de idade. A jovem tem uma doença genética rara, chamada neurofibromatose, e nos últimos três anos estava com a qualidade de vida muito prejudicada. Ela mal conseguia caminhar.

Cirurgia para retirada de tumor gigante de paranaense foi primeira no Brasil | Foto: Reprodução/Banda B

O tumor foi retirado por meio de ressecção, um procedimento considerado bastante arriscado, por estar muito próximo à medula, segundo o médico cirurgião Alfredo Benjamin Duarte, que acompanha o caso de Karina. “Pela primeira vez a gente está ressecando um tumor tão grande, não tem ninguém com essa experiência. Esse é um tumor que muitos livros dizem que não é pra ressecar, porque a chance é de ir a óbito pelo sangramento, porque tem vasos muito grandes”, afirma Duarte.

Karina Andressa Rodini, de 31 anos. Foto: Reprodução.

Leia a reportagem completa no portal Banda B, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile